
Já se tornou comum a cena de pessoas com nacionalidade venezuelana em busca de apoio nos semáforos do centro da cidade de Patos.
São pessoas jovens, idosos e até crianças, que diariamente são vistos em situação de vulnerabilidade social, tentando conseguir um trocado para sobreviver e comprar alimentos.
No vídeo dessa reportagem, o jornalista Marcos Oliveira do portal Patosonline.com foi até o centro e conversou com a senhora venezuelana que estava acompanhada de seu filho pequeno.
A mulher se apresentou como sendo Selena Pérez, mas não informou sua idade e nem o local onde está vivendo juntamente com outras pessoas de sua mesma naturalidade. Ela apenas disse que no seu país de origem existe muito desemprego e fome.
Em determinado momento da conversa, a comunicação ficou um pouco difícil, tendo em vista que ela não entende português. Mas ela ainda deixou evidente que está passando dificuldades e que seu filho pequeno não tem sequer fraldas para usar.
Venezuela hoje – Brasil de refugiados
A Venezuela, governada por Maduro desde 2013, vive um desastre social e econômico que, segundo a ONU, resultou no êxodo de 5,6 milhões de pessoas do país nos últimos anos.
O Brasil tem o maior número de venezuelanos reconhecidos como refugiados na América Latina. Dentre as pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil, quase 80% são venezuelanas.
Em alguns estados do Brasil já existem abrigos para acolher a população refugiada e migrante venezuelana. Esses espaços são administrados por organizações parceiras.
Mas na cidade de Patos a realidade é outra. E apesar de ainda não contar com uma população massiva de venezuelanos, esses que já são vistos pela cidade estão a mercê de qualquer ajuda, contando apenas com a sorte e a solidariedade de quem ainda se dispõe a enxergá-los e ajudá-los.
Matéria por Patosonline.com
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 22° Máx. 35°