A vacinação contra a Covid-19 por ordem decrescente deve iniciar esta semana na Paraíba. A previsão foi confirmada nesta segunda-feira (31) pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Ele disse que a vacinação vai acontecer de forma simultânea com o grupo prioritário atualmente contemplado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Ele explicou que a Pfizer pretende enviar doses, três vezes por semana, aumentando assim a oferta do imunizante nos estados.
Geraldo Medeiros comentou que Campina Grande vive o pior momento da pandemia e destacou que até quarta-feira deverá sair um novo decreto estadual com medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus no Estado.
“Este é o prior momento, Campina Grande está com 96% dos leitos de UTI ocupados e 88% dos leitos de enfermaria. O Hospital das Clínicas está com todos os 110 leitos de UTI e 50 de enfermaria lotados. Ontem três pacientes receberam alta da UTI e imediatamente essas vagas foram ocupadas, assim como tivemos sete altas na enfermaria e elas também foram substituídas. A população tem que se conscientizar e ficar em casa”, disse em entrevista a uma emissora de TV em Campina Grande.
O secretário pediu que as pessoas se conscientizem, usem máscara, mantenham o distanciamento físico e a lavagem de mãos. “De hoje até quarta-feira teremos reuniões para definir item por item quais medidas serão adotadas no sentido de evitar o colapso da rede hospitalar e também evitar o desabastecimento de insumos em decorrência da alta demanda de casos”, disse.
Na sexta-feira (28) foi divulgada a nova classificação de bandeiras do novo Normal. A Paraíba não tem nenhum município em bandeira verde ou amarela. São 211 municípios em bandeira laranja e 12 em bandeira vermelha. O litoral que prevalecia a bandeira amarela na avaliação anterior, hoje está toda laranja e vermelha. Enquanto isso, multidões se aglomeravam na calçadinha na Capital.
“Estamos vivendo um momento de muita tristeza, 30 a 35 paraibanos morrendo diariamente, uma média de duas mil pessoas adoecendo por dia. Não é momento de pensar em festa, em São João, São Pedro, Santo Antônio, é de reflexão e empatia como próximo”, disse.
Marília Domingues / Alexandre Freire - Paraíba.com.br
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 33°