
Em entrevista nesta sexta-feira (2) a Rádio Universidade 105.1 FM de Patos, apresentado por Misael Nóbrega, Epitácio Germano e Mário Frade, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse falou sobre a situação do Brasil na pandemia, vacina, política e prevenção à Covid-19. Mandetta que o país enfrenta o momento difícil com a 3ªonda por causa da condução errada do presidente Jair Messias Bolsonaro e de uma sequencia de decisões equivocadas, afetando a saúde, a economia e união do país.
De acordo com ele o Brasil já poderia estar no estágio dos Estados Unidos da América (EUA), onde as pessoas vacinadas já começam a circular sem máscaras. “O Brasil precisaria ter feito um pacto sobre três pilares em relação à saúde, a economia e de um pacto federativo, o que acabou sendo quebrado. Teríamos menos casos, menos mortes e menos quebradeira econômica”, disse.
O ex-ministro explicou que o Brasil recusou 20 propostas da Pfizer para a compra de vacinas e só há um mês adquiriu os imunizantes, apesar do país ter dinheiro para obter vacina. “A humanidade sempre venceu o vírus com vacina e nós temos várias vacinas disponíveis para compra, mas o governo preferiu fazer propaganda de remédio como cloroquina, ivermerctina, dessa conversa pra boi dormir que levava algumas pessoas a minimizarem os riscos e achar que se adoecessem era só tomá-los que ficariam boas”.
Ele criticou a decisão de sediar a Copa América no Brasil em meio a crise sanitária, econômica e social que o país enfrenta agravada pelo comportamento do presidente. “O país está muito mal liderado e os números altos vão embrutecendo as pessoas, nesse tempo todo o SUS atendendo no limite o governo insiste fazer com que as pessoas toquem a vida como se nada estivesse acontecendo. E agora a Copa América anunciada para daqui a 15 dias no meio da 3ª onda, muito triste e lamentável, falta união, fomos tensionados a nos dividir e pegamos o preço por isso”.
Ao ser indagado sobre pretensões políticas, Mandetta disse que especula-se muito e caso seja necessário, está disposto a dar sua contribuição, como também irá se posicionar, mas que não apoia a reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro e nem a eleição do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Se houver um nome que puder trazer esperança e confiança eu vou atrás porque no pós pandemia precisaremos reorganizar o país como se saíssemos de uma guerra, vamos precisar de líder muito forte para recuperar o estrago. Vamos ter de escolher com muita inteligência porque se temos um presidente que não conseguiu liderar numa situação de vida e morte como ele irá fazer para começar a resolver problemas crônicos agravados pelo vírus que ataca o país e o mundo inteiro?”
Luiz Henrique Mandetta disse que não acredita na CPI da Covid e que a maioria está querendo aparecer e no máximo restará um documento pra história. Para ele, deveriam ser editadas leis para multas e penalidades imediatas a gestores de todas a instâncias pelas arbitrariedades que estão sendo cometidas no presente e o presidente deveria receber uma multa de R$ 1 milhão por mau comportamento. “Parece que as pessoas estão indo lá contar uma porção de mentiras, não não tenho muitas expectativas em relação a essa CPI, mas vamos dar o benefício da dúvida”, disse.
Em relação a prevenção, ele reiterou que as pessoas que precisam sair não precisam ficar em casa, mas
tomar todos os cuidados orientados desde o início: distanciamento de dois metros, máscara colocada adequadamente e mãos lavadas. “Não há tem nada mais eficaz do que isso e a fé”.
Paraíba Debate
FESTIVAL DO FRIO Prefeitura de Matureia anuncia novas atrações para edição 2026 do Festival do Frio
JUSTIÇA ELEITORAL Campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro intensificam disputa no TSE; ações por propaganda antecipada disparam em 2026
Opoinião Presidente da OAB-PB defende indicação de mulher negra para vaga no STF
CONGRESSO NACIONAL Hugo Motta diz que pedido de CPI do Banco Master seguirá “tratamento regimental”
AÇÃO SOLIDÁRIA Prefeito Heitor Campos entrega cadeira de rodas para moradora de Cacimba de Areia
CORRIDA PRESIDENCIAL Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados com 45% no segundo turno, em pesquisa do Datafolha
No comando Lenildo Morais agradece nomeação na Funasa e promete trabalho em nova missão
PROJETO DE LEI Vereadora Nadir critica veto do Executivo a projeto de lei e defende caráter informativo da proposta
ARTICULAÇÃO POLÍTICA Segundo Domiciano recebe apoio em Santa Rita e amplia fortalecimento da pré-candidatura a deputado estadual Mín. 23° Máx. 32°