
Os jogadores e integrantes da delegação da Venezuela detectados com o coronavírus estão infectados com a variante P1, que é a de origem no Brasil, identificada inicialmente na Amazônia, de acordo com o sequenciamento genético realizado nas amostras.
"Relatório do sequenciamento das amostras positivas enviadas pelo Sabin provenientes tanto da equipe da Venezuela, quanto de membros organizadores do torneio - o que inclui o membro da Conmebol e outras 7 amostras de terceirizados. Totalizando assim 20 amostras enviadas, das quais 14 estavam em condições para sequenciamento. Todas as 14 amostras sequenciáveis deram positivas para a cepa P1", informa um resumo da nota técnica, ao qual a CNN teve acesso.
A íntegra da nota técnica, elaborada pelo governo do Distrito Federal, será encaminhada ao médico da delegação da Venezuela.
Apesar da variante ser a do Brasil, as autoridades do governo local afirmam que a infecção não ocorreu no país. A delegação, que esteve antes na Colômbia, teria chegado já doente ao Brasil, apesar de não apresentar sintomas. "Não houve tempo para que eles fossem infectados no Brasil", afirmou o secretário de Saúde de Brasília, Osnei Okumoto, à CNN.
A comitiva venezuelana desembarcou na capital federal na sexta-feira (11). No mesmo dia, foi divulgado o resultado positivo do exame tipo PCR. A partir daí, teve início o sequenciamento genético das amostras, para identificar qual variante do vírus infectou a delegação. Os jogadores infectados não disputaram a abertura da Copa América, que ocorreu no domingo (20).
Por Basília Rodrigues, CNN
Avaliação Na estreia pelo Botafogo-PB, Nenê lamenta resultado e cobra maturidade: “Faltou controle“
Paraibano 2026 Nacional de Patos encara o Confiança de Sapé em duelo de líder contra lanterna no Paraibano 2026
Demitido! Caiu! Esporte de Patos anuncia saída do técnico Alexandre Lima após derrota para o Serra Branca e início negativo no Paraibano
Paulistão Palmeiras vence o São Paulo, 'afunda' rival na crise e iguala marca histórica do Choque-Rei
Paraibano 2026 Esporte de Patos perde para o Serra Branca no JC e segue sem vencer no Paraibano 2026
Paraibano 2026 Na estreia de Nenê, Botafogo-PB empata com o Sousa no Almeidão
Jiu-Jitsu Patos recebe neste domingo (25) a 1ª edição da Copa Patos de Jiu-Jitsu e a 2ª etapa do Circuito Senogi, com expectativa de mais de 400 atletas no Ginásio O Rivaldão
Paraibano 2026 Esporte de Patos recebe o Serra Branca neste sábado em busca da primeira vitória no Paraibano
Apoio Atleta patoense de 11 anos busca apoio para representar o Brasil em Campeonato Internacional de Karatê na Europa Mín. 22° Máx. 38°