
O caso do pequeno Paulo Vitor Inocêncio da Silva, de 5 anos de idade, vem comovendo toda a população de Piancó e cidades circunvizinhas. Uma campanha pelas redes sociais com um vídeo da criança, ganhou milhares de compartilhamentos nos últimos dias, porém, o Ministério Público Estadual, no mês de Abril, também ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado da Paraíba, solicitando que tomasse providência sobre o caso.
Paulo Vitor tem miopatia congênita associada a luxação congênita dos quadris, bem como, cifoescoliose torácica de início precoce, e necessita com urgência de procedimento cirúrgico e tratamento médico, visto que há risco de diminuição progressiva da capacidade pulmonar do menor, com evolução para insuficiência respiratória e morte precoce.
Na ação, o a Promotora de justiça Artemise Leal Silva, pediu o deferimento da tutela de urgência para determinar que o Estado providencie a realização ou o custeio do tratamento pré-operatório por meio da técnica da tração halo-gravitacional, pelo prazo de 30 a 60 dias e, após o pré-operatório, a realização e/ou custeio da realização de procedimento cirúrgico de aplicação de hastes de crescimento para correção gradual e periódica da enfermidade, sob pena de sequestro do valor necessário e aplicação de multa pessoal diária ao gestor público responsável.
Em sentença dada pelo juiz João Lucas Souto Gil Messias da 2ª Vara da Comarca de Piancó, na última segunda-feira, 21 de junho, o magistrado deferiu os pedidos do órgão ministerial e determinou que o Estado da Paraíba, no prazo de 15 (quinze) dias, providencie o tratamento pré-operatório, logo depois, a realização de procedimento cirúrgico sob pena de sequestro da quantia necessária, estimada em R$ 217.459,00 (duzentos e dezessete mil, quatrocentos e cinquenta e nove reais), das contas públicas.
A decisão foi comemorada por amigos e familiares da criança que não tem condições de custear os procedimentos e tiveram que recorrer a uma campanha de arrecadação de fundos.
A Ação Civil Pública tramita sob Nº 0800751-21.2021.8.15.0261 na 2ª Vara da Comarca de Piancó-PB.
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 33°