A consultoria Ookla, responsável pelo site Speedtest, divulgou um relatório, na quinta-feira (15), que aponta um crescimento na velocidade média da banda larga fixa de fibra óptica por todo o Brasil.
De acordo com o levantamento realizado em junho deste ano, a velocidade média de download do serviço no país ultrapassou os 100 Mbps, um feito inédito na história das telecomunicações brasileira.
A média precisa dos acessos medidos pela empresa foi de 100,44 Mbps no download. Outro indicador que também aumentou foi a taxa média da velocidade de upload, ficando em 57,86 Mbps.
Os indicadores coletados apontam ainda uma melhora da latência das redes, que atingiu 13 ms. Os números se baseiam nas medições agregadas no país, e não diferenciam acessos feitos por meio de cabo ethernet ou WiFi.
A Ookla também revelou quais provedores de banda larga têm as maiores médias de velocidade, tanto no download, como no upload. A Vivo foi atribuída com as notas mais altas de velocidade no segundo trimestre, com nota 93,23. Na sequência vem a Oi (78,97), e depois a Claro (75,88).
Em termos de latência, o ranking tem liderança da Vivo, seguida por Claro e depois Oi. Já na consistência do desempenho, que identifica quais operadoras entregam velocidades acima de 25 Mbps mais frequentemente, a Claro superou as demais, registrando acessos acima do valor estipulado em 77,4% das vezes. Foi seguida de perto pela Vivo (76,5%), e a Oi (72,6%).
s capitais brasileiras também passaram por uma medição média comparativa. Os números registrados pela Ookla posicionaram Goiânia como a cidade melhor ranqueada em velocidade de download. Recife ficou com o décimo lugar. Veja a tabela completa a seguir:
Fonte: Tudo Celular
Mín. 24° Máx. 37°