Sábado, 05 de Outubro de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Locais Locais

MP-PB instaura procedimento administrativo para investigar falta de medicamentos na 6ª Gerência de Saúde em Patos

De acordo com o documento do MP-PB, assinado pelo Promotor de Justiça Uirassu de Melo Medeiros, o procedimento visa acompanhar o fornecimento de medicamentos de uso contínuo

20/07/2021 às 13h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:

O Ministério Público da Paraíba instaurou um procedimento administrativo para investigar e acompanhar a falta de medicamentos de uso contínuo na 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos, após denúncia do vereador Josmá Oliveira e de alguns populares que precisaram de medicamentos e foi informado que estava em falta.

Continua após a publicidade

Em contato com o Patosonline.com a gerente regional de Saúde, Liliane Senna, afirmou que alguns medicamentos estavam de fato em falta, por conta da alta demanda e da baixa produção das fábricas, e a pandemia influenciou nessa questão.

De acordo com o documento do MP-PB, assinado pelo Promotor de Justiça Uirassu de Melo Medeiros, o procedimento visa acompanhar o fornecimento de medicamentos de uso contínuo, o que é dever do Estado. Ele justifica ainda a é dever do Ministério Público defender os direitos dos cidadãos e acompanhar o certo cumprimento da Constituição Federal.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

O medicamento denunciado como estando em falta na farmácia básica do Estado em Patos foi o Reuquinol 400mg, utilizado por pacientes com doenças crônicas, a exemplo de Lúpus.

O promotor afirmou ainda que determinou diligências e que estas sejam cumpridas pelo MP-PB para seguir apurando este fato e ainda que os dados foram comprovados e que, havendo observado e confirmado em averiguação iniciada, irá procurar respostas do Estado sobre a falta desse medicamento.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

A reportagem do Patosonline.com voltou a falar com Liliane Sena, gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos, nesta terça (20). Ela afirmou que o medicamento ainda está em falta, mas um processo está em andamento para a aquisição do medicamente.

Segundo Liliane, duas tentativas de compra foram fracassadas: a primeira porque nenhuma empresa se manifestou para fornecer o medicamento, segundo ela, porque está em falta, devido a alta demanda; na segunda tentativa, o medicamento foi ofertado por um valor bem acima do mercado. Agora, mais um processo foi aberto e está em trâmite legal.

Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 17h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 38°

Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Ter 37°C 22°C
Qua 38°C 22°C
Qui 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras