
A Prefeitura de Patos, por meio da secretaria de meio ambiente, firmou uma parceria com o Presídio Regional Romero Nóbrega na criação do projeto de um viveiro de mudas. Nesta quarta-feira, dia 21 de julho, aconteceu a primeira colheita de coentro e cebolinha da horta. Além desses produtos, foram plantados pimenta, pimentão, alface, couve, beterraba, abobrinha e que deve ser ampliado na horta.
A parceria foi firmada após audiência do prefeito Nabor Wanderley com o diretor da unidade, Charles Martins, para a realização de projetos de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade daquela unidade.
O viveiro de mudas já está em construção.
De acordo com a secretária de meio ambiente do município, Manoella Rodrigues, na audiência entre prefeito e diretor foi pensada a horta e o plantio de mudas, pois, o mercado de produção de mudas está em crescimento no Brasil o que pode gerar renda para quando os apenados saírem terem a profissionalização dessas atividades.
“A secretaria de meio ambiente faz a doação do viveiro e vamos atuar na parte técnica. Nós estaremos lá todos os dias orientando como se deve produzir a muda, a UFCG também está participando, e o presídio entra com a mão-de-obra”, explicou Manoella.
O diretor do Presídio, Charles Martins, explicou que o serviço executado no viveiro terá a ocupação de um determinado de número de apenados.
“Estamos, atualmente, na construção do viveiro de mudas, de plantas nativas da caatinga que ocupará cinco apenados gerando essa ocupação que é o nosso principal objetivo dentro desse projeto de ressocialização”, afirmou o diretor.
As hortas objetivam melhorar a alimentação da população carcerária, pois, toda a produção é consumida na cozinha da unidade.
Ainda de acordo com Charles Martins, o Presídio Romero Nóbrega já recebeu ações da secretaria de serviços públicos através do secretário Josimar Barbosa, ao redor da unidade, sendo que há a perspectiva de futuramente ter novos projetos.
Os projetos desenvolvidos pela direção serão revertidos na redução da pena, pois, a cada três dias trabalhados, o apenado ganha um dia de redução na sua pena.
“Os projetos têm um melhor impacto, diretamente, na questão da disciplina e na redução de licitudes”, finalizou.


Coordecom
Nova previsão Meteorologista Mário Leitão afirma que Patos pode ter chuvas dentro da média histórica em janeiro
Nota de falecimento Morre em Patos o marceneiro Durval Barbosa da Silva, aos 84 anos, pai dos jornalistas Hélio e Hércules
Reclamação Morador reclama de escuridão após retirada de luminária de poste que deveria ser trocado na Rua do Prado, em Patos
Pedido de ajuda Moradora faz apelo por resgate de cadela ferida no Conjunto Vista da Serra, em Patos
Castração de animais Secretária de Bem-Estar Animal destaca importância da castração na redução de ataques de cães, em Patos-PB
Animais de rua Secretária orienta população sobre como agir ao se deparar com animais agressivos nas ruas
Terreiro do Forró Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 15,7 milhões para construção do novo Terreiro do Forró
Falta de água Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problemática Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos Mín. 21° Máx. 37°