
A Copa do Nordeste de 2022 será realizada com a participação de 36 clubes, 16 a mais do que a edição deste ano. De acordo com o novo regulamento, os estados terão o direito de incluir mais representantes na competição com base no Ranking Nacional dos Clubes e do desempenho nos campeonatos estaduais. Com isso, o Treze e o Sousa serão beneficiados.
Um total de 24 dos 36 clubes que irão integrar a competição, entram ainda na fase classificatória, que passará a ter três mata-matas. A fase de grupos não sofrerá alterações.
Pelo novo regulamento, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Alagoas e Sergipe terão mais dois representantes cada. Enquanto Ceará, Pernambuco e Bahia terão direito a mais três vagas, por conta do ranqueamento das federações.
Os estados, através de suas federações, foram comunicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora do torneio regional. Na Paraíba, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) comunicou a representantes do Treze e Sousa sobre o novo formato.
Na fase classificatória, cada federação indica o vice-campeão estadual e o clube mais bem posicionado no ranking da CBF. Neste caso, Sousa (vice) e Botafogo-PB (49º no ranking), como já previsto, disputarão vaga na fase de grupos.
Através das redes sociais, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, confirmou que foi notificado diretamente pela presidente da FPF.
Já o Treze será beneficiado por outras três vagas cedidas para três clubes nordestinos que estejam melhores no ranking. O alvinegro de Campina Grande ocupa a 65º posição no ranking.
O campeão paraibano, Campinense, já tem a vaga assegurada, sem precisar passar por fase classificatória.
A mudança beneficia ainda o Santa Cruz (41º no ranking) e o América-RN (59º no ranking), que inicialmente estariam de fora da Copa do Nordeste.
Confira a lista de participantes da fase prévia da competição por estado (via ranking e estaduais):
Ferroviário-CE, Atlético-CE, Floresta-CE, Bahia de Feira, Juazeirense-BA, Vitória-BA, Salgueiro-PE, Santa Cruz, Central-PE, CRB-AL, ASA-AL, Moto Club-MA, Imperatriz-MA, ABC-RN, América-RN, Sousa, Botafogo-PB, Lagarto-SE, Confiança-SE, Fluminense-PI e River-PI.
Fase de grupos
Paraíba: Campinense
Alagoas: CSA
Bahia: Bahia e Atlético de Alagoinhas
Ceará: Ceará e Fortaleza
Maranhão: Sampaio Corrêa
Pernambuco: Náutico e Sport
Piauí: Altos
Rio Grande do Norte: Globo
Sergipe: Sergipe
Via ranking da CBF independente de estado:
Paraíba: Treze (65º no ranking)
Bahia: Jacuipense (71º no ranking)
Sergipe: Itabaiana (73º no ranking)
Equipe @Vozdatorcida
Campeonato Paraibano Prefeitura de Patos confirma apoio financeiro de R$ 50 mil a Nacional e Esporte para o Paraibano 2026
Paulistão Palmeiras vence Santos no primeiro clássico de 2026 e mantém os 100% de aproveitamento no Paulistão
Carioca Na estreia de Arana, Fluminense conta com 'pintura' de John Kennedy e inicia Carioca com vitória sobre Madureira
Campeonato Paraibano Estreia do Esporte de Patos no Paraibano 2026 muda de data e local e será disputada em Natal no domingo (18), às 9h
Reforço de peso! Nenê celebra chegada ao Botafogo-PB e promete corresponder em campo
Paulistão São Paulo decepciona, é 'atropelado' pelo Mirassol e estreia com derrota no Paulistão Mín. 22° Máx. 34°