Quinta, 15 de Janeiro de 2026
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Esportes Esportes

Justiça anula eleição de Caboclo e põe presidentes do Flamengo e da Federação Paulista no comando por novo pleito; CBF vai recorrer

26/07/2021 às 16h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Pedro Ivo Almeida, com redação do ESPN.com.br
Compartilhe:
Rodolfo Landim e Rogério Caboclo após reunião entre Flamengo e CBF Thais Magalhães/CBF
Rodolfo Landim e Rogério Caboclo após reunião entre Flamengo e CBF Thais Magalhães/CBF

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela anulação da Assembleia Geral da CBF que mudou a forma de votação para a presidência da entidade e, dessa forma, também o pleito que colocou Rogério Caboclo no poder, em abril de 2018. A decisão é do juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em primeira instância. A CBF vai recorrer para reverter.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O magistrado também definiu que a Confederação passa a ser comandada por intervenção. Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, mandatário da Federação Paulista de Futebol, foram nomeados para comandar a CBF por 30 dias.

Durante esse período, eles têm que organizar novas eleições para a presidência da entidade e não poderão concorrer ao cargo. Nas palavras de Mario Cunha Olinto Filho, Landim foi escolhido por ser presidente de "clube de expressiva torcida".

Tanto Landim, quanto Reinaldo Carneiro Bastos têm, segundo a decisão, cinco dias para responder se aceitam ser "interventores", algo que ainda não aconteceu - a decisão saiu pouco depois de 15h desta segunda-feira.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Segundo apurou a reportagem do ESPN.com.br, a CBF foi informada da decisão por volta de 15h20. Partes envolvidas no processo consideraram a decisão "frágil", e a confederação confia que conseguirá reverter a situação em segunda instância.

Um dos pontos que a entidade deve se apoiar é justamente a nomeação de Landim, algo que fere o estatuto da CBF, que veta que um presidente de clube assuma o comando do órgão máximo do futebol brasileiro simultaneamente.

A decisão acontece depois de pedido do Ministério Público, que não questionava especificamente a eleição de Caboclo, mas sim a mudança de regras aprovadas em Assembleia Geral da CBF em 2017, quando os pesos dos votos no pleito foram alterados.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Além de Caboclo, que já estava afastado provisoriamente do cargo por decisão da Comissão de Ética da CBF, a decisão da Justiça do Rio também afasta os oito vice-presidentes eleitos da confederação - pelo estatuto da entidade, o mais velho assume o cargo.

Caboclo está afastado do comando do futebol brasileiro depois de ter sido acusado por uma funcionária da CBF de assédio moral e sexual.


Pedro Ivo Almeida, com redação do ESPN.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Sex 37°C 22°C
Sáb 34°C 24°C
Dom 33°C 23°C
Seg 34°C 22°C
Ter 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras