
O vereador de Patos Josmá Oliveira (Patriota) decidiu acionar o Ministério Público contra uma cobrança de ICMS da empresa Energisa aos consumidores que produzem energia solar em suas casas na Paraíba. Em Patos, segundo o vereador, alguns moradores já receberam a conta de energia desse mês com valores alterados, já com a cobrança do imposto, o que, ainda segundo ele, é ilegal e indevido.
O vereador disse que havia alertado a população sobre essa cobrança e agora decidiu tomar providência junto aos órgãos de controle do estado.
“Eu tinha alertado a população sobre a cobrança de ICMS sobre a energia solar, e fui atacada, pessoas ligadas ao governo dizendo que era Fake News, dizendo que não ia ter essa incidência. Mas eu tenho aqui documentos de pessoas que antes pagavam 120, 130 reais, e apenas a taxa, hoje passaram a pagar 420, 415 reais. É um verdadeiro absurdo a taxação do sol. E eu já acionei o Ministério Público porque essa cobrança é ilegal, é inconstitucional”, disse o vereador Josmá.
O vereador disse ainda que o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota) está tentando aprovar uma lei na Assembleia Legislativa da Paraíba para barrar essa cobrança de ICMS sobre a geração de energia solar. Ele considerou um absurdo, pois o estado cobra esse tributo sobre diversos produtos essenciais do cotidiano, a exemplo do gás de cozinha, combustíveis e outros.
“Quase 50% desses valores que pagamos são impostos do governo da Paraíba. Não podemos trabalhar apenas para sustentar o governo do estado. Quando chegamos nos hospitais não tem nada, quando chegamos nos serviços, nada funciona como deveria”, argumentou o vereador.
O vereador disse ainda que está é uma forma de o governo desmotivar a geração de energia limpa e sustentável.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°