Com o acirramento político e a polarização, algo curioso começa a acontecer. A divulgação de pesquisas no mesmo dia, com resultados diferentes. Mesmo faltando mais de um ano para o pleito, os institutos sabem que muitos respiram politica e já estão a todo vapor produzindo e divulgando pesquisas.
Veja a primeira com vantagem numérica para o petista:
O ex-presidente Lula (PT) segue ampliando a vantagem sobre Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto. No levantamento de agosto divulgado nesta terça-feira (17), o petista aparece com 40% — um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, enquanto o atual chefe do Executivo caiu dois pontos.
É a quinta pesquisa que Lula mostra aumento do percentual de intenção de votos. De março até atualmente, o pré-candidato foi de 25% a 40%, um aumento de 15% em 5 meses.
Atrás dos primeiros colocados estão Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%). No cenário com Doria (5%) é testado no lugar de Leite e Datena (5%) e Pacheco (1%) são incluídos, o petista também lidera, com 37%, enquanto Bolsonaro figura com 28%
O levantamento ouviu mil pessoas em todos os estados do país de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Por IG último segundo
Já a outra pesquisa, divulgado no mesmo dia traz resultado completamente diferente.
Veja:
Faltando pouco mais de 1 ano para as Eleições o presidente Jair Bolsonaro larga na frente na busca da reeleição. Segundo pesquisa do Grupo 6 Sigma, divulgada nesta segunda-feira, dia 16, Bolsonaro tem 35,7% contra 29,4% de Lula da Silva, do PT.
Ciro Gomes(PDT) vem em seguida com 8,1%, João Dória 5,3%, Mandeta 3,3%, Datena com 2,5%, outros 1,3%, votos brancos e nulos 9,4%, não sabe 4,7%, não informou 0,5%.
Foram utilizados mil formulários, distribuídos proporcionalmente em 169 municípios do Brasil. Nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a coleta foi realizada entre os dias 5 e 13 de agosto.
GRUPO 6SIGMA – C O Grupo 6 Sigma tem mais de 10 anos de atuação como agência de consultoria especializada em pesquisa de mercado, eleitoral, avaliação, recall, imagem, e audiência. A empresa está sediada em Campina Grande.
Em 2008, a empresa se destacou no cenário paraibano ao realizar a pesquisa boca de urna com bastante precisão e apenas 0,16% de erro.
Em 2010, num trabalho de consultoria estatística, desperta a atenção nacional ao estimar o resultado final das eleições com erro “zero”.
Em 2018, a empresa acertou a projeção que dava vitória ao então candidato Jair Bolsonaro, o que acabou se concretizando nos primeiro e segundo turnos.
É realmente um momento estranho esse que estamos passando na política nacional.
Patosonline.com
Mín. 21° Máx. 33°