Initialize AdBlock Detector Pro -->
As mudanças e adaptações da campanha nacional de vacinação contra covid continuam gerando reflexos a cada nova decisão por parte do Governo Federal.
Essa semana, foi anunciado em nível de Brasil que a partir da segunda quinzena de setembro deste ano de 2021, o Ministério da Saúde vai começar a distribuir vacinas Covid-19 para doses de reforço.
Inicialmente, a prioridade serão pessoas imunodeprimidas (sem defesa para infecções) e pessoas idosas acima de 70 anos de idade, preferencialmente com a utilização da vacina da Pfizer.
Também em setembro, o Ministério da Saúde já sinalizou que vai reduzir o intervalo entre as doses dos imunizantes da Pfizer e Aztrazeneca, que hoje é de doze semanas, mas que a partir da segunda quinzena do próximo mês será de oito semanas.
Vale citar que todas essas decisões foram tomadas em comum acordo conjunto com estados e municípios, com o Ministério da Saúde.
Em Patos, a vacinação covid vança e já contempla jovens com 18 anos ou mais, sendo o calendário vigente para esta semana. O secretário de Saúde, Leônidas Dias, acabou adiantando no início da semana que semana que vem pretende dá início à imunização dos adolescentes entre 12 e 17 anos, de forma gradativa e primeiramente pelas comorbidades.
Já no tocante à terceira dose de reforço e a redução do aprazamento da segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos ainda não se manifestou a respeito.
Contudo, como se trata de determinação do Ministério da Saúde, tudo indica que as novas medidas serão adotadas na cidade de Patos, no devido tempo.
Matéria por Patosonline.com
Fonte: Ministério da Saúde e Campanha de Vacinação Local
Mín. 22° Máx. 29°