
Sob supervisão da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da 6ª Regional de Saúde, os 24 municípios que fazem parte dessa área geográfica realizaram no mês passado (julho) seu primeiro LIA-LIRAa – Levantamento de Índice Rápido e Amostral do Aedes aegypti de 2021. Do total, 09 apresentam alto risco de infestação pelo mosquito.
O maior destaque dentre esses municípios, apresentando o mais elevado índice de infestação pelo Aedes foi Salgadinho, com 10,7%. É considerado de baixo risco quando a amostragem acusa menos de 1%. O município de Patos desde 2016 se mantém no vermelho, com alto índice de infestação, oscilando em dois levantamentos para médio risco. Atualmente seu LIRAa está em 6,4%. O Aedes aegypti é causador da Dengue, Chikungunya e Zika, arboviroses que podem causar a morte..
Outros municípios da regional Patos com alto índice de infestação são: Matureia (8,9); Malta (6,0); Santa Luzia (5,6); São Mamede (4,3); Várzea (4,3); Desterro (4,0) e Quixaba (3,9). Apenas os municípios de Areia de Baraúnas, Passagem, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Vista Serrana estão com baixo índice de infestação.
A Vigilância Ambiental dos municípios, com apoio da equipe técnica da Sexta Gerência Regional de Saúde deve realizar ainda este ano mais dois levantamentos amostrais do Aedes aegypti, importantes para que os gestores possam desenvolver ações visando inibir a proliferação dos mosquitos.
Assessoria
Foto - Raquel Portugal / Fiocruz Imagens
CONCURSO PÚBLICO Paraíba tem 357 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
CHUVAS Chuvas deixam ao menos 8 cidades em situação de emergência na Paraíba
AÇÃO EMERGENCIAL Governador Lucas Ribeiro reforça ações em Santa Rita contra impactos das chuvas e instala comitê no Centro Integrado de Comando e Controle
CHUVAS Governo Federal anuncia envio da Defesa Civil Nacional para a Paraíba após estragos causados pelas chuvas
RISCO Motoristas alertam para buraco em ponte na BR-361, em Olho d'Água; DNIT diz que reparo foi realizado
CALAMIDADE PÚBLICA Lucas Ribeiro anuncia decreto de calamidade pública após fortes chuvas alagarem cidades da Paraíba
Água no sertão Água no Sertão: Governo da Paraíba investe R$ 40,5 milhões e acelera instalação de poços com energia solar em mais de 60 municípios
CHUVAS Fortes chuvas provocam destruição, isolamento e interdições em várias cidades da Paraíba nesta sexta-feira
ALERTA NAS RODOVIAS Cratera se amplia na PB-032 e provoca interdição total de trecho que dá acesso a Pedras de Fogo Mín. 21° Máx. 33°