O encontro aconteceu na última sexta-feira (28) de agosto, no Centro de Convivência Adonias Fernandes, das 08h às 14h. Na oportunidade foram tratados pautas de importância na Assistência Social, com diálogos entre a representantes da governança e da sociedade civil. A Mesa Diretora da conferência foi composta pelo Prefeito de Malta, Igor Rosa; pela Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Peixoto; pela Secretária de Educação, Adalmira Marques; pela Coord. da CPPM, Aparecida Moreno; por uma representante civil, Marta Santos e pela palestrante e Assistente Social, Alzira Laisse da cidade de Pombal.
A Conferência foi aberta pela Secretária de Assistência Social, Ana Maria Peixoto, que destacou a importância da conferência: "As conferências municipais são espaços para debate coletivo assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais. Foram colocadas adiante propostas que seguirão para os entes municipal, estadual e união, que são os responsáveis pelo financiamento da Assistência Social”, destacou Ana Peixoto.
Em seguida, em sua fala, o Prefeito Igor Rosa emocionou a todos, relatando sobre as desigualdades sociais enfrentadas em nosso país: “Quem é pobre, quem é humilde nesse país não tem vez e sofre muito! Passa necessidade e isso me entristece, eu falo com prioridade desde a época que fiz parte da pasta da Assistência Social da nossa Cidade, então acompanho há muito tempo esse sofrimento diário daqueles que realmente precisam da ajuda do setor público em especial da Assistência Social. Mas nós não vamos desistir, vamos juntos seguir lutando contra as desigualdades e em busca de garantias para proteção social.”
A assembleia aprovou o Regimento Interno da Conferência que foi lido pelo Gestor Municipal do Cadastro Único, Alex Afif, logo após iniciou-se com o ciclo de palestras ministrados por Alzira Laisse Ferreira de Lima (Assistente Social, Especialista em Gestão Pública Municipal e Políticas Públicas), que falou sobre o tema da conferência “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para o enfretamento das desigualdades e garantia de proteção social.”
Sobre a temática “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar a desigualdades e garantir proteção social”, a conferência foi organizada e dividida por cinco eixos temáticas norteadoras para debate, sendo eles: direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento; controle social; seguranças socioassistenciais e articulações entre os serviços; e atuação do SUAS. Com isso foram formados grupos para a discussão sobre os eixos, com a função de estabelecer metas que irão propor melhorias aos programas da Assistência Social do município. Logo após, ocorreram às apresentações e aprovações dos trabalhos e a eleição para a escolha dos delegados que serão os representantes para o conselho estadual.
Os membros da Conferência elegeram os seguintes Delegados: Representantes da Sociedade Civil: Marta Santos (titular) e Marcelo Gualberto (suplente) e os Representantes Governamentais: Maria Aparecida Moreno (titular) e Ecileide Dos Santos Almeida Medeiros (suplente). No final foram aprovadas as propostas de cada Eixo, que serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados eleitos.
O evento teve participação paritária dos representantes do governo e da sociedade civil. Foi realizado atendendo todas as normas sanitárias, participaram deste evento os conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, secretários da Prefeitura de Malta e duas representantes do Poder Legislativo, Milena Fontes e Raquel Medeiros. É importante frisar que os participantes foram escolhidos por segmento e representatividade, em função dos protocolos de segurança contra a Covid-19.
Assessoria
Mín. 22° Máx. 36°