
Um incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (6), a sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Bairro Cambeba, em Fortaleza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram por volta das 4h no almoxarifado do órgão. Ninguém ficou ferido.
O prédio foi interditado após o controle do fogo na área externa da estrutura.
"É um ambiente que possui material combustível, papel, madeira, móveis, o que facilita a propagação do incêndio e ele logo tomou grandes proporções", afirmou o coronel do Corpo de Bombeiro Ronaldo Araújo, responsável pela ação de controle do incêndio.
O fogo atingiu os dois pavimentos do prédio, mas não todas as áreas. "As chamas atingiram dois andares do prédio, mas da ala da recepção para a ala direita, conseguimos confinar o incêndio para que ele ficasse só em uma região. Graças a Deus nenhum registro de feridos. No momento, as chamas estão sob o controle", disse o coronel.
Ronaldo Araújo afirmou também que solicitou um estudo da Defesa Civil para avaliar se a estrutura corre risco de colapso.
"Essa é a grande preocupação [se há risco de desabamento], já acionamos a Defesa Civil para fazer uma análise, mas acredito que tenha condições de manter o serviço", disse.
Em informação atualizada pelo coronel às 9h50, foi dito que o fogo foi controlado na parte externa do prédio, e os profissionais do Corpo de Bombeiro entraram no local atingido pelas chamas. O fogo atingiu principalmente a parte administrativa do tribunal. "A parte [da estrutura do local que armazena] de papel, arquivos, é bem reduzida, e os registros ficam em outro setor que não teve problema com o incêndio", explicou.
A Perícia Forense vai investigar as causas do incêndio.
Servidores devem ficar em casa
O Tribunal de Justiça do Ceará fica no centro administrativo do Cambeba, que abriga várias secretarias estaduais e órgãos públicos.
Os servidores públicos que chegam ao local são orientados pelos bombeiros a voltarem para casa. "Recomendamos que as pessoas não venham para não inalar essa fumaça, que é perigosa, também para não atrapalhar o fluxo das viaturas dos bombeiros", solicitou o coronel Ronaldo Araújo.
O Tribunal de Justiça do Ceará também pediu que os servidores não devem ir ao local nesta segunda-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/1/IA1MWtQ06KQ9ZKgifG6A/incendio-tribunal-de-justica-2.jpg)
O Governo do Estado afirmou que a previsão inicial é de que o expediente seja retomado às 13h30 desta segunda, caso as chamas sejam controladas pela manhã, exceto no Tribunal de Justiça. Os servidores da Justiça cumprirão as atividades na modalidade teletrabalho (home office).
O governador Camilo Santana e a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Naílde Pinheiro, acompanharam o trabalho dos bombeiros no controle das chamas. No local estão também os secretários da Segurança, Sandro Caron; e da Casa Civil, Chagas Vieira.
No momento em que começou o incêndio, por volta das 4h, apenas profissionais que atuam na segurança do centro administrativo estavam no local. Eles comunicaram sobre o incêndio ao Corpo de Bombeiros e deixaram o lugar quando o fogo ficou mais intenso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/L/B/dBHVLFShapYLzDMyMPwg/camilo-santana-b.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/9/uedNG0RkaV3nr1bdp4Hg/fogo-no-tribunal-de-justica.jpeg)
Fonte: G1
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 33°