O Patos Online recebeu um alerta do serviço de meteorologia em relação ao risco de radiação solar muito alto no começo da tarde desta segunda-feira, dia 6 de setembro, em Patos. O índice de raios ultravioletas chegou ao nível 10, em uma escala onde a incidência aceitável é de 6, a partir disso passa a oferecer danos à saúde humana.
O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar.
A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. As reações da pele humana em relação à exposição dos raios podem ser classificadas como agudas ou crônicas. As reações agudas, como queimaduras, bronzeamento e produção de vitamina D, se desenvolvem e desaparecem rapidamente; enquanto as crônicas, como fotoenvelhecimento e câncer de pele, têm aparecimento gradual e de longa duração.
A cidade de Patos, conhecida popularmente por "morada do sol", está localizada no sertão da Paraíba, em uma das regiões do estado e do país que recebe a maior incidência de raios solares nesta época do ano.
Por Patosonline.com
Mín. 23° Máx. 37°