Na noite desta quarta-feira, dia 30, os moradores do Residencial Itatiunga, localizado às margens na BR 361, em Patos, deram a informação que se podia ver ao longe o fogo na Serra do Teixeira, nas proximidades da Reserva do Pico do Jabre. Logo, outras pessoas também deram conta do fogo e causou pânico na região.
O fato causou pânico, pois, em setembro de 2016, um grande incêndio devastou grande parte da mata virgem na Reserva do Pico do Jabre e trouxe prejuízos incalculáveis a natureza.
Na manhã desta quinta-feira, dia 31, o 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) confirmou que houve fogo nas proximidades da Serra do Teixeira, porém, de forma irresponsável, o fogo foi feito por agricultores após desmatarem parte de terras no início da serra.
A prática de atear fogo em lixos, restos de poda de árvores, matagal após desmatamento, dentre outras formas, é crime e pode acarretar punições previstas em leis. Atear fogo em vegetação, mesmo de forma considerada controlada, é fator de risco absoluto para a fauna e a flora.
No período de estiagem, de pastagem seca e árvores que sofrem pela falta de chuvas na região e diante de temperaturas elevadas, atear fogo na zona rural pode sair fogo do controle e causar danos ambientais severos ao sair do controle.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°