Sexta, 27 de Junho de 2025
Coolab Creative
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Monnara
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Gerais Gerais

Com procedimento inédito na unidade, equipe da Maternidade Dr. Peregrino Filho salva vida de recém-nascido

O procedimento que salvou a vida do bebê consiste em remover o sangue do paciente e substituí-lo pelo de um doador, com a finalidade de retirar a bilirrubina do cérebro do bebê, minimizando a severidade da lesão.

18/09/2021 às 00h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Paraiba.pb.gov
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, na cidade de Patos, realizou pela primeira vez um procedimento denominado Exsanguineotransfusão (EXT) em um recém-nascido que estava internado na UTI Neonatal da unidade com quadro de encefalopatia bilirrubínica. A doença é marcada inicialmente pelo sono profundo e sucção fraca e, se não tratada adequadamente, pode evoluir com sucção ausente, apnéia, coma, convulsão e óbito, além do risco de sequelas neurológicas permanentes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O procedimento que salvou a vida do bebê consiste em remover o sangue do paciente e substituí-lo pelo de um doador, com a finalidade de retirar a bilirrubina do cérebro do bebê, minimizando a severidade da lesão.

A mãe do bebê, Vanessa Félix, de 26 anos, deu a luz ao seu segundo filho na Maternidade Peregrino Filho no dia 29 de agosto. Aproximadamente 36 horas após o parto, a criança apresentava sinais de icterícia, logo observados pela mãe. “Eu notei que ele estava com coloração amarelada, conversei com as enfermeiras e já começaram a fazer um tratamento com luz”, explicou ela, referindo-se à fototerapia comumente aplicada em casos similares. 

A melhora do pequeno não aconteceu como previsto e, no dia 1º de setembro, o bebê foi encaminhado à UTI neonatal da unidade, onde a neonatologista Maria Cecília de Pontes prescreveu e realizou o procedimento de EXT. “O bebê foi intubado para sedação e proteção neurológica e foi realizada a intervenção, que durou cerca de duas horas”.

Continua após a publicidade
Coolab Creative

Enquanto isso, Vanessa aguardava ansiosa por notícias do filho “Eu estava muito preocupada e nervosa, mas a médica me tranquilizou dizendo que tudo seria feito para salvar o meu bebê”. Com a EXT, o sangue do bebê foi substituído por um sangue com níveis normais de bilirrubina, substância  produzida pelo fígado que estava se impregnando nas regiões do cérebro do pequeno. O procedimento, realizado pela primeira vez na unidade, ocorreu sem intercorrências e com bom resultado terapêutico.

A mãe lembra que, na mesma noite após o procedimento, foi visitar o filho na Unidade Neonatal. “A melhora era evidente. Ele foi levado para a UTI com uma coloração esverdeada e já estava com um aspecto mais saudável e natural”, garantiu emocionada. Além da aparência, logo a melhora foi observada nos sinais vitais e o bebê deixou a UTI após sete dias.

A neonatologista Maria Cecília explica que o advento da EXT mudou de forma dramática o prognóstico sombrio das doenças autoimunes que atacam os glóbulos vermelhos nos recém-nascidos: “Esse procedimento diminui a mortalidade desses pacientes e realizá-lo na Maternidade Peregrino Filho nos dá mais garantias para lidar com esse tipo de patologia na unidade, possibilitando que a assistência seja mais qualificada e segura para todos”.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Hoje, mãe e bebê já estão em casa, no município de Maturéia. O pequeno deixou a maternidade 18 dias após o seu nascimento, dado o sucesso da terapia aplicada em tempo hábil. “Ele foi para casa mamando normalmente e sem nenhum sinal de sequelas neurológicas”, afirmou a neonatologista.

Vanessa não esconde a felicidade “O sentimento é de gratidão, muita gratidão a toda equipe pela vida do meu filho. A médica Maria Cecília continua em contato conosco, acompanhando qualquer mudança na saúde dele e já marcamos a consulta com um especialista para cuidar dele de agora em diante”, conta aliviada.

Fonte: Paraiba.pb.gov

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 34°

Sáb 33°C 20°C
Dom 33°C 20°C
Seg 32°C 20°C
Ter 30°C 21°C
Qua 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras