
Um foco de incêndio registrado no município de Mãe D’água, na tarde desta sexta-feira (17), deixou a população bastante temerosa em relação à proporção das chamas.
Nossa reportagem entrou em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros de Patos, Major Galvão, para saber mais detalhes. Ele informou que a unidade recebeu a informação deste incêndio em Mãe D'água por volta das 15h. E confirmou o incêndio vem ocorrendo todo ano, sempre no mesmo local.
“É uma região particularmente difícil de se combater o fogo, em razão do relevo. É uma área de serra em que as viaturas não conseguem chegar, e o combate tem que ser feito a pé, por meio de mochilas que levamos com água”, detalhou o comandante.
Galvão ainda contou que o fogo diminuiu um pouco no período da noite, mas é bastante provável que retorne amanhã nos horários mais quentes.
“Aqui em nossa região é usual este tipo de incêndio no segundo semestre do ano. Especialmente no mês de setembro, as ocorrências aumentam bastante em razão das altas temperaturas, baixa umidade do ar e dos fortes ventos”, explicou.
Ainda sobre os incêndios nessa região de Patos, Galvão comentou que nas últimas semanas registrou-se várias ocorrências desta natureza em Patos, Catingueira, Santa Terezinha, Condado, Malta, São José de Espinharas e Santa Luzia.
Até o momento, a quantidade de incêndios em vegetação ainda é menor do que o número desses episódios em 2020, que foi o ano com maior número de ocorrências desta natureza, conforme garantiu Galvão.
Matéria por Patosonline.com
Informações repassadas por Major Galvão
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 33°