A Paraíba realizará, neste sábado (25), o Dia D da vacinação contra a Covid-19. Serão 520 pontos abertos espalhados pelo estado, com o intuito de oportunizar o acesso da população à vacina. A ação terá abertura oficial em João Pessoa, na Integração da Lagoa, a partir das 9h e simultaneamente na cidade de Campina Grande, no Parque do Povo.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, o objetivo da ação é resgatar as pessoas não vacinadas ou aquelas que não receberam a segunda dose no tempo oportuno. Ela reforça que a população que ainda não atingiu o prazo que está no cartão de vacinação não poderá antecipar sua dose no Dia D.
“A meta é melhorar a cobertura vacinal da Paraíba, até porque já distribuímos 100% das vacinas para a população adulta. Solicitamos aos municípios que estão com baixa adesão que mobilizem a população para que neste sábado procure o posto mais próximo para ser imunizada”, pontua.
Isiane Queiroga afirma que os municípios terão dois tipos de postos: o fixo, que são as salas de vacinação convencionais; e os volantes, que estão fora das unidades de saúde para facilitar o acesso da população.
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que é fundamental a adesão da população à campanha de vacinação contra Covid-19 para que, gradativamente, possamos flexibilizar as atividades até que elas voltem a pleno funcionamento. Ele pontua que mais de 500 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina e algumas pessoas acima de 18 anos não procuraram os postos de saúde para iniciar o esquema vacinal.
“Nós esperamos que pelo menos 60% dessa população seja vacinada para que tenhamos cada vez menos pessoas hospitalizadas e menos óbito. O movimento de amanhã é destinado no sentido conclamar todos os paraibanos que se dirijam às salas de vacinação e apliquem a vacina no braço”, destaca.
Geraldo Medeiros reforça que a campanha de vacinação não irá finalizar após o Dia D. Ele pontua que os pontos de vacinação continuarão abertos para contemplar os idosos acima de 70 anos e os imunossuprimidos, com a dose de reforço, e os pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 17 anos que já podem receber a vacina da Pfizer a partir de agora.
A meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações. Neste sábado, não será necessário o agendamento para tomar a vacina. O usuário deve portar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacina, caso já tenha recebido a primeira dose.
Fonte: Portal WSCOM
Despedida Sob comoção, mulher que morreu por suspeita de intoxicação alimentar em Pombal é sepultada
Campanha solidária Moradora que teve casa alagada após chuva de 124 mm em Mãe d’Água lança campanha solidária
Intoxicação Quase 100 pessoas procuram atendimento médico com suspeita de intoxicação alimentar em Pombal
Luto Nota de Falecimento: Francisca Pereira Guedes morre aos 99 anos, em João Pessoa
Concurso público Paraíba tem 136 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 12 mil
Palestra Palestra sobre feminicídio acontecerá na próxima quinta-feira (19), em Patos
Contexto de vida História de jovem que morreu em recinto de leoa em zoológico de João Pessoa vai virar livro
15 anos EJC Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra 15 anos do EJC com show católico em Patos
Relíquia Patos inicia neste domingo (15) peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis com missa na Catedral às 9h Mín. 23° Máx. 33°