Sábado, 16 de Agosto de 2025
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Psique
Gerais Gerais

Corpo de Bombeiros deflagra ‘Operação Queimadas’, na manhã desta sexta-feira (01)

01/10/2021 às 14h14
Por: PATOS ONLINE Fonte: CBMPB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Durante o período de estiagem e aumento da temperatura, o número de queimadas cresce consideravelmente e, caso ainda se acrescente a ação humana, este quadro tende a piorar. Diante deste fato, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) lançou na manhã desta sexta-feira (01) a ‘Operação Queimadas’, ação preventiva do CBMPB realizada em todo o Estado e que tem por objetivo a implementação de uma doutrina uniformizada de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (PCIF) na Paraíba, a fim de reduzir os impactos ambientais e sociais dos incêndios florestais no período de estiagem.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Serão realizadas palestras, capacitação, panfletagem sobre os cuidados no período de estiagem, esclarecimento quanto à queimada ser tipificada como crime, orientações sobre como efetuar a queima controlada, ações de resposta às ocorrências de incêndios em vegetação e, por fim, se necessário, ofertar recurso logístico e humano para as regionais envolvidas na ação.

Por meio desta operação, espera-se reduzir o quantitativo de área queimada, diminuir os impactos ambientais, seja a fauna ou a flora, minimizar os danos à saúde da população e minimizar as perdas econômicas causadas pelo uso indiscriminado do fogo.

De acordo com o coronel Saulo Laurentino, mentor deste projeto, a Operação Queimadas é um avanço nas políticas de prevenção e combate a incêndios em vegetação por parte do CBMPB, visto que as ações de proteção ambiental, defesa dos animais e combate a eliminação dos gases estufa têm tomado mais evidência, somadas às problemáticas respiratórias da pandemia da Covid-19.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

“Adotou-se uma doutrina homogênea em território paraibano, tornando a prevenção e o combate de forma mais eficiente em incêndios desta natureza, além do remanejamento de recursos e apoio mútuo de forma mais evidente e organizada entre as regionais. Será elaborado um relatório sobre todas as atividades desempenhadas, o impacto causado e os dados específicos de cada ação para podermos avaliar as fragilidades e fazermos ciência na busca de sempre avançar na melhor prestação de serviço à sociedade.”, acrescentou o coronel Saulo.

CBMPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Dom 33°C 20°C
Seg 33°C 20°C
Ter 32°C 20°C
Qua 30°C 20°C
Qui 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras