
O presidente da ONG Adota Patos, Rafael Dantas, falou com a reportagem da Rádio Espinharas nessa última quinta-feira (30), e na oportunidade esclareceu alguns pontos sobre a polêmica dessa semana em razão da quebra de parceria da ONG com a Prefeitura de Patos, na execução do programa de castrações de gatos e cães de rua.
Rafael afirma que a parceria com o município nunca se formalizou pela assinatura de termo de compromisso, mas que vinha conforme acordado com o saudoso secretário de saúde, Segundo Brito.
Segundo afirma, um dos acordos era para que o município forneça os insumos necessários para tratar dos animais de rua no período de procedimento e de pós-cirurgia. Contudo, ele conta que após realizar as cirurgias com cerca de 40 animais, teve dificuldade para continuar recebendo esses materiais.
Ainda sobre a questão, o presidente da Adota Patos diz que os insumos foram disponibilizados até meados de agosto, mas que logo após não se deu previsão de fornecer mais.
Sendo assim, ele garante que surgiu a necessidade de cobrar do município a formalização dessa parceria, inclusive com assinatura de termo de compromisso entre as duas partes, de modo a definir qual seria o papel de cada instituição.
Neste momento, segundo explica Rafael, o município se negou a realizar qualquer termo de parceria em contrato assinado. Desta forma, a ONG Adota Patos teria decidido não mais continuar com as castrações da forma que vinha sendo, ou seja, sem qualquer formalização legal.
Sobre a parceria que o município estabeleceu com a UFCG, logo após a desistência da ONG Adota Patos, Rafael disse que espera resultados positivos, e que os animais sejam ainda mais assistidos.
Sobre o rumo da ONG, ele disse que continuará seguindo o caminho de buscar outras parcerias com o objetivo de cuidar e tratar dos animais de rua, inclusive realizando as castrações.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Animais de rua Secretária orienta população sobre como agir ao se deparar com animais agressivos nas ruas
Terreiro do Forró Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 15,7 milhões para construção do novo Terreiro do Forró
Falta de água Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problemática Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos
Esperança Meteorologista afirma que fenômenos que bloqueavam as chuvas no Sertão estão perdendo força, e precipitações podem voltar a ocorrer dentro da normalidade
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento do marchante Francisco, conhecido como “Bobota”, aos 69 anos
Reclamação Moradora relata demora e dificuldades no atendimento do Canil Municipal em Patos; secretária afirma que atendimento segue critérios e limitações operacionais
Vaquinha solidária Carro é destruído por incêndio em Patos e vaquinha é criada para ajudar proprietário
Luto! Servidora pública municipal morre aos 42 anos em Patos Mín. 22° Máx. 36°