
A Comissão Intergestores Regional do Sertão (CIRs) realizou nesta quinta-feira 21 a primeira reunião ordinária presencial desde o início da pandemia do coronavirus, há quase dois anos, seguindo todos os protocolos sanitários. Uma extensa pauta foi discutida pelos gestores municipais, encontro este ocorrido no auditório da 6ª Gerência de Saúde, da qual participaram representantes do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Maternidade Dr. Peregrino Filho, Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia, Ministério Público Federal, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), dentre outros.
Após a recepção e abertura do encontro pela gerente, Liliane Sena, e equipe técnica, o diretor geral do Complexo Hospitalar de Patos, Francisco Guedes, destacou o Hospital do Bem, sua oferta de serviços oncólogicos e fluxos de atendimento. Na sequência o assusnto tratado foi assistência ao parto, por representantes da Maternidade Dr. Peregrino Filho.
Liliane Sena ressaltou a importância da retomada presencial da CIR, composta pelos 24 municípios da região de Patos, cujos gestores de saúde são responsáveis pela deliberação pertinente sobre os serviços, recursos financeiros, pactuações entre entre as unidades e a condução das políticas de saúde sob financiamento do SUS.
Liliane Sena falou sobre os principais assuntos discutidos, apontando o Programa Continuar Cuidando a Educação, com a pesquisa, inquérito do teste sorológico (Swab) em algumas escolas da região; Caravana da Rede Cuidar, antes denominada Caravana do Coração, que acontecerá na regão no dia 29 de novembro, com atendimentos a crianças com suspeita ou confirmação de cardiopatias, inclusão de serviços ortopédicos para o público infantil e atendimento de alto risco às gestantes de alto risco e cadastro estadual da pessoas com deficiência.
“Nessa reunião também aprovamos alguns pleitos, como o projeto de ampliação da rede de urgência e emergência, com implantação de uma unidade de suporte básico (UBS) e o de implantação de equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental tipo 1no município de Várzea”, acrescentou.
Assessoria
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 33°