O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta quarta-feira (20) durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados que o projeto de reordenamento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi excluído dos planos de expansão que estava sendo elaborado pela pasta.
O plano envolvia criar o Instituto Federal no Sertão da Paraíba (ISPB) a partir dos desmembramento dos campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, que atualmente são parte do IFPB. Com a exclusão da Paraíba e outros estados, apenas seis de dez institutos do projeto original vão ser mantidos.
O IFPB, em diálogo com diversos setores internos, havia se posicionado contra o projeto do MEC por entender que não havia estudo suficiente para mensurar os eventuais ganhos para a sociedade em geral com o reordenamento.
Em contato com o ClickPB, a pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta, afirmou que houve uma consulta pública à comunidade através dos seus órgãos colegiados, como o Conselho Diretor dos Campi, o Colégio de Dirigentes, o Conselho Superior e entidades estudantis e sindicais, e um ofício chegou a ser encaminhado ao ministério com o posicionamento do instituto.
"A Reitoria sempre respeitou o sentimento da comunidade. Haja vista a exiguidade de tempo e considerando que estamos diante de uma proposta densa, estrutural, profunda que mexe com a vida das pessoas, a Reitoria acionou os canais de diálogo com todos os segmentos. O IFPB segue em frente", disse o reitor Nicácio Lopes.
Entretanto, o deputado Wilson Santiago (PTB), na audiência com o ministro, criticou a decisão e afirmou que vai recolher assinaturas dos 15 integrantes da bancada federal paraibana para reforçar e cobrar a execução do projeto.
"Infelizmente fomos surpreendidos pelos próprios reitores que sugeriram reduzir a quantidade com justificativas que não nos convence. Não podemos concordar com isso e vamos nos unir para atender à reivindicação da população paraibana", lamentou o deputado.
Fonte: Portal ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°