Terça, 06 de Maio de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Gerais Gerais

Após pressão, projeto do MEC que visava criar Instituto Federal do Sertão a partir de campi do IFPB é descartado

O instituto havia se posicionado contra o projeto do MEC por entender que não havia estudo suficiente para mensurar os eventuais ganhos para a sociedade em geral com o reordenamento.

22/10/2021 às 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal ClickPB
Compartilhe:

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta quarta-feira (20) durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados que o projeto de reordenamento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi excluído dos planos de expansão que estava sendo elaborado pela pasta.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O plano envolvia criar o Instituto Federal no Sertão da Paraíba (ISPB) a partir dos desmembramento dos campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, que atualmente são parte do IFPB. Com a exclusão da Paraíba e outros estados, apenas seis de dez institutos do projeto original vão ser mantidos.

O IFPB, em diálogo com diversos setores internos, havia se posicionado contra o projeto do MEC por entender que não havia estudo suficiente para mensurar os eventuais ganhos para a sociedade em geral com o reordenamento. 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Em contato com o ClickPB, a pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta, afirmou que houve uma consulta pública à comunidade através dos seus órgãos colegiados, como o Conselho Diretor dos Campi, o Colégio de Dirigentes, o Conselho Superior e entidades estudantis e sindicais, e um ofício chegou a ser encaminhado ao ministério com o posicionamento do instituto.

"A Reitoria sempre respeitou o sentimento da comunidade. Haja vista a exiguidade de tempo e considerando que estamos diante de uma proposta densa, estrutural, profunda que mexe com a vida das pessoas, a Reitoria acionou os canais de diálogo com todos os segmentos. O IFPB segue em frente", disse o reitor Nicácio Lopes.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Entretanto, o deputado Wilson Santiago (PTB), na audiência com o ministro, criticou a decisão e afirmou que vai recolher assinaturas dos 15 integrantes da bancada federal paraibana para reforçar e cobrar a execução do projeto.

"Infelizmente fomos surpreendidos pelos próprios reitores que sugeriram reduzir a quantidade com justificativas que não nos convence. Não podemos concordar com isso e vamos nos unir para atender à reivindicação da população paraibana", lamentou o deputado.

Fonte: Portal ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Qua 35°C 21°C
Qui 37°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras