A morte de adolescente de 15 anos, duas semanas após tomar vacina da Pfizer, em João Pessoa é investigada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Em nota, obtida com exclusividade pelo ClickPB, nesta quarta-feira (27), a SES informou que o óbito foi registrado no mesmo mês em que o jovem recebeu a primeira dose do imunizante.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da Coordenação de Imunizações Estadual, a notificação de um evento adverso grave após administração, foi recebida no dia 08/10/2021, da primeira dose da vacina contra a Covid-19, evoluindo para óbito no dia 26/10/2021.
Na nota, a SES explica que o evento adverso pós-vacinação (EAPV) é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação e que, não necessariamente, possui uma relação causal com o uso de uma vacinaou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos).
Para evitar uma onda de desinformação, que coloque em risco a seriedade da imunização contra a Covid-19, "o caso foi notificado pelo Complexo Hospitalar Arlinda Marques e encaminhado à Coordenação Municipal de Imunização do município de João Pessoa, que, por sua vez, inseriu no e-SUS notifica. Também houve informação para a Secretaria Estadual de Saúde e Programa Nacional de Imunizações - PNI. O caso está sendo investigado desde o dia da notificação...O caso grave e pareceres estão sendo discutidos com corpo técnico do PNI/MS, visando a elucidação do caso", enfatiza o texto.
O texto destaca ainda que só após o encerramento final da investigação é que será divulgado a causa da morte. "Ressaltamos que até o momento não se pode concluir a causa óbito e sua relação com a vacinação. Todos os protocolos estão sendo seguidos e estaremos divulgando posteriormente as conclusões do caso", diz a nota.
Confira a nota na íntegra aqui
Fonte - Clickpb
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°