Terça, 06 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Gerais Gerais

Estrutura que coleta esgotos de Santa Gertrudes pode transbordar com as chuvas e poluir dois açudes da região

Moradores estão preocupados com a situação, pois consomem peixes desses dois açudes e temem ficar mais um ano sem poder aproveitar o inverno

01/11/2021 às 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O morador Jurandir Martins, do Assentamento Patativa do Assaré, em Santa Gertrudes, entrou em contato com o Patosonline.com, na tarde deste domingo (31), para fazer uma reclamação de um problema que está causando prejuízos para ele e outras 60 famílias que moram na comunidade.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Jurandir, uma obra de escoamento de esgoto foi realizada em Santa Gertrudes, mas a estrutura que coleta o esgoto fica às margens de dois açudes onde os moradores realizam pescaria para consumo próprio. Ele afirma que, quando está em período de chuva, a estrutura transborda e enche os reservatórios de esgoto. Ele procurou a redação para pedir que o problema seja resolvido antes que chegue o período chuvoso.

“Eles fizeram um local de tratamento, mas o esgoto de Santa Gertrudes cai dentro dessa estrutura. Quando começam as chuvas, ele começa a sangrar e vai bater dentro dos açudes da Lama e da Jacobina. A água suja vai parar dentro dos açudes, por causa da poluição. Nós consumimos o peixe que é pescado nesses açudes, e tem esse problema. Quando está em período de seca não tem problema, mas quando chove, sempre sangra esse reservatório de esgoto, e prejudica toda a população”, explicou o morador.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ainda segundo ele, não sabe quando a obra foi feita, mas o problema é recorrente e ele está buscando uma solução urgente, pois o inverno se aproxima e eles não querem ser prejudicados por mais um ano.

“Todo o esgoto de Santa Gertrudes vai parar dentro dessa estrutura, mas eles fizeram muito perto do açude, e sangra dentro dos reservatórios. Além disso, a água do Cemitério também está no meio e vai parar dentro dos riachos que cai dentro dos dois açudes.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Nas imagens enviadas por Jurandir é possível ver a estrutura que foi construída às margens dos dois reservatórios. Eles temem que com as chuvas, a água acumulada nesse período seja comprometida e eles não possam consumir os peixes que nascem nesse tempo de chuva.

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Qua 35°C 21°C
Qui 37°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras