Na manhã desta quinta-feira, dia 07, por volta das 09h00, a reportagem esteve no lixão do Município de Patos. No local foi possível ver fogo, muita fumaça e conversar com homens e mulheres que tiram o sustento das suas famílias através da coleta de materiais recicláveis que se encontram no lixo.
Um trator de esteira foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal de São Mamede para ajudar no combater ao incêndio. O operador da máquina estava parado depois de ter realizado serviços. Ao ser perguntado o que havia acontecido, o trabalhador respondeu que estava sem combustível, mas aguardava o secretário de Meio Ambiente do Município de Patos para solucionar o problema.
Os trabalhadores relataram que a ausência do trator de esteira vem causando problemas de acúmulo de lixo em vários locais e isso tem provoca incêndios por combustão espontânea, pois o chamado “fogo de monturo” facilita o incêndio. De acordo com Daniele Cristine, a Prefeitura de Patos e os demais órgãos tem abandonado o local e só aparecem quando se tem fogo.
A informação também é confirmada por João que também é catador de material reciclável e que sobrevive com sua esposa no lixão. “Aqui a gente não tem assistência de nada...o trator daqui não tava e o lixão bagunçou de novo...o lixo tava descarregando por cima de onde já tinha fogo, aí evidentemente queimou de novo e o fogo foi inevitável...aqui é pra ter um trator 24 horas! De dia e de noite...”, desabafa João. O trabalhador confirmou que o trator da Prefeitura de Patos faz 5 meses que sumiu e foi dito que o problema é falta de peças.
Em contato com Dr. Sílvio Moreira, secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, a reportagem foi informada que desde o primeiro incêndio, este ainda continua. “Esse fogo só é combatido após uma cobertura total deste material que está queimando. No mês passado, a Prefeitura de São José do Bonfim forneceu o trator e este trabalhou durante um mês, mas foi requisitado para trabalhar no aterro de São José do Bonfim...o fogo começou porque colocaram material onde estava ainda com foco de incêndio. Solicitamos caçambas da secretaria de Serviços Públicos e também chegou o trator da Prefeitura de São Mamede que é parceiro nosso...Obras e também pedimos ajuda...o trator do Município de Patos está em manutenção...”, disse Sílvio.
O Secretário de Meio Ambiente do Município de Patos acredita que em breve será feito o conserto do trator de esteira, pois a gestão resolveu o processo de licitação da compra de peças.
Jozivan Antero – Patosonline.com
GOSPEL Ministério Áquila se destaca no cenário gospel e lança DVD gravado ao vivo em Patos
Proteção animal Escritório de advocacia e professor destinam 10% de ação judicial a protetores de animais na Paraíba
Ação Administrativa Prefeitura de Patos realiza obras de calçamento, terraplanagem e manutenção da iluminação em vários bairros
Desmatamento Operação Caatinga Resiste autua 227 hectares de desmatamento ilegal na PB
GREVE Caminhoneiros de combustíveis na PB entram em mobilização e avaliam possível greve, diz Sindconpetro-PB
Campanha solidária Mãe de criança com paralisia cerebral lança campanha para adquirir carrinho postural em Juazeirinho
Despedida Sob comoção, mulher que morreu por suspeita de intoxicação alimentar em Pombal é sepultada
Campanha solidária Moradora que teve casa alagada após chuva de 124 mm em Mãe d’Água lança campanha solidária
Intoxicação Quase 100 pessoas procuram atendimento médico com suspeita de intoxicação alimentar em Pombal Mín. 22° Máx. 36°