O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo, 5, que a Petrobras irá anunciar uma redução nos preços dos combustíveis na semana que se inicia na segunda, sem dar maiores detalhes do quanto o preço seria reduzido. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, afirmou o presidente, que também atacou os governadores. “Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, criticou, durante entrevista ao site Poder360.
O aumento no preço dos combustíveis já superou os dois dígitos nos últimos 12 meses e é um dos fatores que mais tem pressionado a inflação, pelo efeito cascata que tem no transporte de produtos. Além disso, a subida dos valores nas bombas também irrita os caminhoneiros, que ameaçam fazer greves e parar as estradas, e os prefeitos, que se veem obrigados a aumentar o preço nas passagens dos transportes públicos.
A inflação dos combustíveis tem diversos fatores, entre os quais o aumento do dólar, já que a Petrobras leva em conta a cotação internacional do barril de petróleo na hora de determinar os valores.
Fonte - Jovem Pan
CONCURSO PÚBLICO Paraíba tem 357 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
CHUVAS Chuvas deixam ao menos 8 cidades em situação de emergência na Paraíba
AÇÃO EMERGENCIAL Governador Lucas Ribeiro reforça ações em Santa Rita contra impactos das chuvas e instala comitê no Centro Integrado de Comando e Controle
CHUVAS Governo Federal anuncia envio da Defesa Civil Nacional para a Paraíba após estragos causados pelas chuvas
RISCO Motoristas alertam para buraco em ponte na BR-361, em Olho d'Água; DNIT diz que reparo foi realizado
CALAMIDADE PÚBLICA Lucas Ribeiro anuncia decreto de calamidade pública após fortes chuvas alagarem cidades da Paraíba
Água no sertão Água no Sertão: Governo da Paraíba investe R$ 40,5 milhões e acelera instalação de poços com energia solar em mais de 60 municípios
CHUVAS Fortes chuvas provocam destruição, isolamento e interdições em várias cidades da Paraíba nesta sexta-feira
ALERTA NAS RODOVIAS Cratera se amplia na PB-032 e provoca interdição total de trecho que dá acesso a Pedras de Fogo Mín. 21° Máx. 33°