A Resolução No 380/79, do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba, em 06 de dezembro de 1979, assinada pelo então Reitor e presidente do Conselho, o professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, cria o Centro de Ciências Agrárias (CCA) com os Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal em Patos.
Através de outra Resolução, a de número 381/79, em seu artigo 3o, trata do início dos Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal para os períodos 80-1 e 80-2, respectivamente. Desde então, o Campus é destaque nacional pela educação, extensão e pesquisas desenvolvidas.
Em 9 de abril de 2002, através da Lei no 10.419, com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba para a Universidade Federal de Campina Grande, o Campus VII, passou-se a se chamar Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR).
A criação destes dois Cursos, em pleno semiárido, pelo Magnífico Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, significava um olhar diferenciado sobre o semiárido, valorizando sobretudo, a resiliência e beleza singulares de sua vegetação, a Caatinga, e o sonho de transformação da vida dos sertanejos, uma vez que os dois cursos desenvolveriam técnicas de produção alimentar, exploração dos recursos naturais considerando a sustentabilidade ambiental.
Muitos colegas, professores e funcionários de diferentes estados e até países, passaram por aqui e deixaram suas contribuições de conhecimentos, e experiências, prepararam o ambiente para hoje celebrarmos os 40 anos de nossa existência. Muitos deles já se encontram em outra dimensão, mas deixaram seu legado neste Centro, e, de onde estiverem, sentem-se orgulhosos e felizes por esta celebração.
Atualmente o CSTR conta com 4 cursos superiores (Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Odontologia e Ciências Biológicas) e três programas de Pós-graduação: PPGCF – Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais; PPGSA – Programa de Ciência e Saúde Animal (Mestrado e Doutorado); PPGCA – Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; e o PGEEA – Pós-Graduação Lato Sensu em Ecologia e Educação Ambiental.
Com Graduação e Pós-graduação são cerca de 1500 alunos na UFCG/Campus Patos.
Nesta sexta-feira, dia 08, várias atividades estão sendo celebradas para marcar a data significativa para a educação em nível superior e para toda a região de Patos.
Parabéns Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos, pelos seus 40 anos de educação e serviços relevantes prestados a sociedade através do conhecimento.
ASCOM
Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°