
Em entrevista exclusiva para a Rádio Espinharas e para o portal Patosonline.com, o Meteorologista Mário de Miranda Leitão comentou sobre a possibilidade de chuvas ainda este ano, para os dias 25 a 31 de dezembro e comentou ainda sobre a incidência de chuvas para o ano de 2022.
Segundo ele, as previsões indicam chuvas na média ou acima da média para o próximo ano, e explicou que está influenciando para a ocorrência de precipitações mais intensas. Para Mário Leitão, fatores como La Niña e aquecimento no Atlântico podem ser preponderantes para estas previsões.
“Até o fim do ano, nós temos, segundo as previsões, possibilidade de ocorrência de chuvas nos dias 20 ou 21 de dezembro, e maior probabilidade a partir do dia 25 a 31 desse mês, ocorrências em alguns dias. A situação está favorável e a possibilidade é bastante razoável de termos chuvas entre esses dias. Por outro lado, podemos ainda reforçar que as perspectivas para o próximo ano são de chuvas em torno da média ou acima da média em algumas regiões do semiárido, e isso inclui a região de Patos e o sertão da Paraíba, em função da presença de La Niña, e de águas mais aquecidas no oceano Atlântico, pegando a costa do Nordeste”, explicou o especialista.
Para Mário Leitão, as análises apontam chuvas nos para a região de Patos após o dia 20 de dezembro, mas que podem ocorrer em partes isoladas. Segundo ele, as chuvas são esperadas até o dia 31 deste mês.
“Até o dia 20 ou 21 é possível que ocorram chuvas mais passageiras em alguns locais. A abrangência pega grande parte do semiárido brasileiro, e, na análise que fiz, a região de Patos deverá ser beneficiada. Vamos torcer para que tudo ocorra dentro das previsões, pois chuva é sempre bem-vinda”, adiantou Mário Leitão.
O meteorologista aproveitou para desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores do Patosonline.com e ouvintes da Rádio Espinharas.
Ouça entrevista abaixo:
Patosonline.com
Turismo Expedição realiza catalogação e definição de trilhas em Mãe d’Água
Velho Chico Águas do Rio São Francisco chegam a Cacimbas e levam dignidade a famílias do campo
Quilombola Mãe d’Água, que tem potencial Quilombola, amplia ações da PNEERQ
VALORIZAÇÃO Servidores do Município de Santa Terezinha concluem o Curso Técnico em ACS e ACE
Mais transporte Francisca Motta impulsiona avanço na saúde de Mãe d’Água com entrega de ambulância de grande porte para urgência e emergência
Aprovação TCE-PB aprova contas de Condado e Salgadinho relativas a 2024, e de Teixeira, relativa a 2023
Meio Ambiente Durante a COP 30, o CRMDS Serra do Teixeira realiza o I Simpósio Integrado de Meio Ambiente do Sertão da Paraíba
Novembro Azul Novembro Azul: Prefeitura de Santa Terezinha realiza Mutirão de Exames PSA
Garantia Safra 25/26 Olho D’Água divulga calendário de inscrições do Garantia Safra 2025/2026 para agricultores da zona rural Mín. 22° Máx. 35°