
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, lançou esta semana o edital para os Programas de Residências Médicas da SES-PB. Ao todo, foram disponibilizadas 41 vagas, distribuídas entre 15 programas. As inscrições seguem até o dia 3 de janeiro de 2022 e as provas serão realizadas no dia 23 de janeiro.
"Cabe destacar que teremos dois novos programas que foram aprovados esse ano pela Comissão Nacional de Residências Médica: Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria que acontecerão no município de Patos-PB, reforçando, assim, a ação da SES-PB e da ESP-PB em interiorizar os Programas de Residência e potencializar a formação em serviço nessa região do estado", afirmou Felipe Proenço, diretor geral da ESP-PB.
O objetivo principal destes Programas de Residências Médicas é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias do sistema no Estado da Paraíba. A formação destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica.
“Nestes programas, os médicos residentes atuarão nos serviços de saúde deste estado e de municípios conveniados e serão acompanhados por preceptores, que são profissionais de referência na especialidade às quais o residente está em formação. Eles também participarão de grupos de estudo e discussão científica de casos clínicos e vivenciarão o treinamento em serviço orientado ao usuário”, informou o coordenador do Núcleo das Residências, Pedro Rodrigues.
A prova objetiva está prevista para o dia 23/01/2022, das 8:30h às 11:30h. O local de realização será divulgado no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes). O início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2022.
Acesse todas as informações por meio do link: http://esppb-portal-prod.codata.pb.gov.br/portal_esppb/editais-em-andamento/edital-esp-pb-no-17-2021-processo-seletivo-publico-da-coreme-ses-pb-para-medicos-residentes
Saiba mais – A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.
Secom-pb
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°