
O Nacional Atlético Clube de Patos, comemora nesta quinta-feira, 23 de dezembro, 60 anos de existência.
Única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, o Verdão Maravilha foi fundado em 23 de dezembro de 1961, quando um grupo de funcionários dos correios resolveu formar a equipe, que utilizou seu primeiro uniforme as cores verde e amarelo, posteriormente passando para as atuais verde e branco.
O alviverde patoense iniciou a sua trajetória futebolística como clube profissional em 1965, e teve na formação de grandes jogadores, craques pratas da casa, como uma de suas principais características.
Além do estadual de 2007, o clube foi entre 1977 e 1981, cinco vezes campeão do Torneio Incentivo promovido pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, e vice campeão paraibano nos anos de 1978, 1990, 1991 e 2005.
Em 1989, se tornou o primeiro Clube Sertanejo a disputar a Série B. Naquele ano, esteve juntamente com Treze e Botafogo-PB, e os norte rio grandenses ABC, América-RN e Baraúnas de Mossoró, disputando duas vagas. O alviverde não se classificou, mas ficou em 49º lugar, entre 96 equipes.
A trajetória que culminou no título Paraibano de 2007, teve início em 2005, quando a diretora investiu pesado e o time realizou uma ótima campanha, alcançando 7 vitórias consecutivas nos 7 primeiros jogos, a liderança geral do estadual e terminou a competição com o vice-campeonato. De quebra, conseguiu vaga para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, no mesmo ano.
Em 2007, ano do primeiro título paraibano, faturou o 1º Turno contra o Sousa e na final do estadual derrotou o Atlético de Cajazeiras por 3 a 0, se classificando para disputar a série C, quando fez uma ótima campanha e quebrou a invencibilidade do Bahia, vencendo o confronto no José Cavalcanti, por 2x1. Ficou em 8º Lugar na classificação geral, após ter que jogar a fase final da competição, em Campina Grande-PB.
No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida, pelo Internacional de Porto Alegre, ao perder em Patos por 4x0.
Com mais uma campanha regular no Campeonato Estadual 2008 e ainda no segundo semestre do mesmo ano, conquistado o Título da Copa Paraíba, garantiu vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez, em 2009, na segunda oportunidade consecutiva no torneio. Jogou contra o Fluminense, desta vez no Estádio O Almeidão, em João Pessoa, perdendo por 1X0, e garantiu a realização do segundo jogo, no Maracanã, que teve vitória do Fluminense por 3 a 0.
Nos anos seguintes, não teve a relevância como nas temporadas anteriores, e em 2014 abandonou a disputa de Campeonato Paraibano alegando motivos financeiros.
Atualmente, o time está em preparação para o ESTADUAL 2022, que começa no dia 3 de fevereiro.

Por Genival Junior - Patosonline.com
Campeonato Paraibano Estreia do Esporte de Patos no Paraibano 2026 muda de data e local e será disputada em Natal no domingo (18), às 9h
Reforço de peso! Nenê celebra chegada ao Botafogo-PB e promete corresponder em campo
Paulistão São Paulo decepciona, é 'atropelado' pelo Mirassol e estreia com derrota no Paulistão Mín. 21° Máx. 37°