Um Projeto de Lei de autoria da vereadora Nadir Rodrigues que beneficia pessoas com capacitação em Libras foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 07, na Câmara Municipal de Patos.
O PL estabelece a capacitação em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como critério de desempate para concursos públicos e processos seletivos simplificados no âmbito municipal para cargos que prestem atendimento ao público, sem prejuízo de outros.
O critério deve abranger todas as categorias profissionais, do procurador ao agente administrativo.
Para a parlamentar, a propositura visa promover inclusão social: "Estamos através desse projeto, promovendo a inclusão como critério de desempate porque a inclusão deve ser pragmática e duradoura. Somos todos iguais na medida de nossas desigualdades. O texto do substitutivo geral prevê que todos os editais de concursos públicos e processos seletivos simplificados para cargos que prestem atendimento ao público contemplarão como critérios de desempate, sem prejuízo de outros, a capacitação em Língua Brasileira de Sinais, desde que comprovada pela apresentação de certificados de proficiência, em conformidade com a legislação federal, até o ultimo dia da inscrição. O texto ainda deixa claro que essa previsão não se aplica quando o edital prever prova de títulos”, defendeu a autora.
Atualmente, existem 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, o que corresponde a 5% da população e ainda segundo a vereadora Nadir, o projeto estabelece um critério objetivo o que motiva as pessoas a se qualificarem: "Temos que garantir políticas públicas de estado e não de governo”, finalizou.
Assessoria
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 21° Máx. 37°