
Após o aumento do número de casos de Covid-19, a prefeitura de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, endureceu medidas contra a pandemia em novo decreto, assinado pelo prefeito Ceninha Lucena. O documento que entrou em vigor na segunda-feira (24) e tem validade até o dia 31 de janeiro de 2022, determina que bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares somente poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 06h até 23h, com ocupação máxima de 30% incluindo o espaço aberto ou calçada, ficando vedada, antes e depois desse horário, a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento, cujo funcionamento poderá ocorrer apenas através de delivery ou para retirada pelos próprios clientes.
A secretária de Saúde de Bonito de Santa Fé, Aldara Cristina Araruna destacou a importância das medidas e que no período compreendido entre 24 a 31 de janeiro de 2022 fica proibido a realização de eventos sociais, festas em chácaras ou balneários, corporativos e eventos esportivos ou qualquer tipo de aglomeração.
”Na última semana publicamos um decreto com restrições devido ao aumento de casos ativos no nosso município. O prefeito Ceninha Lucena, preocupado, imediatamente, convocou uma reunião para analisar a situação da pandemia. Os principais pontos do decreto é proibição de festas, torneios esportivos, bolões de vaquejada e qualquer ponto de aglomeração. Bares, restauranres e lanchonetes poderão funcionar com 30% da capacidade até às 23h. Academias também com 30%. A igreja com 50% da capacidade. A realização de fiscalização, campanhas de conscientização para uso de máscaras, o cumprimento das determinações, apresentação do cartão de vacinação nas repartições públicas”, destacou.
De acordo com a secretária Aldara Cristina, todas as Unidades Básicas de Saúde dispõem de teste SWAB para detecção da doença provocada pelo novo coronavírus.
”Nosso município está realizando todas as medidas preventivas. Testagem de SWAB em todas as UBS’s, a vacinação está sendo realizada de forma efetiva no nosso município e pedimos a população que nos ajude a combater a Covid-19”, enfatiza.
Analisando o cenário epidemiológico, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Bonito de Santa Fé poderá anunciar novas medidas nos próximos dias para conter o avanço da pandemia no município.
A secretaria também definiu o protocolo de isolamento e orientações após a testagem para Covid-19.
Fonte - Diário do Sertão
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural
Mudanças DER instala quebra-molas em trecho da PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Orçamento Município de Mãe d’Água vivenciou a Plenária do Orçamento Participativo Mín. 22° Máx. 34°