Sexta, 29 de Novembro de 2024
Banner Clima Sublime
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Gerais Gerais

Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, prevê novo pico de casos e mortes por Covid-19 em março

Secretário de Saúde do Estado trava embate com organizadores de shows e eventos na Paraíba, que não querem nova paralisação dos serviços

30/01/2022 às 05h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio
Compartilhe:

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse neste sábado (29) que março deverá ter novo pico de casos e mortes por Covid-19 no estado. Ele participou de uma reunião virtual promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) com representantes de eventos e outros órgãos para discussão sobre medidas de contenção da pandemia.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O secretário disse que a ocupação hospitalar ainda é baixa em todo o estado, mas isso poderá não durar muito tempo devido à escalada de casos da Covid-19 registrada nos últimos dias na Paraíba. Neste sábado (29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou pelo quarto dia seguido um número maior que 3 mil de novos infectados.

“O atual momento é o cenário epidemiológico mais contagioso de toda a pandemia, devido à capacidade de propagação da variante Ômicron”, disse Geraldo Medeiros.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Ele ponderou que, diante desse cenário, é impossível continuar com a realização de shows, sob pena de uma piora ainda mais acentuada desse quadro.

Eventos x pandemia

Já os representantes dos produtores de eventos argumentaram que o setor sempre estimulou a vacinação das pessoas, cobrando os comprovantes de vacinação. Informaram ainda que entendem a necessidade de restrição, mas que se o setor parar mais uma vez será muito prejudicial, porque toda uma cadeia de trabalhadores será afetada.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaina Andrade, não se pode atribuir apenas a um segmento a responsabilidade pela contaminação da pandemia, sendo que a contenção da alta transmissibilidade vai precisar de um engajamento maior de toda a população.

“O dinamismo da pandemia faz com que as medidas de controle e contenção sejam tomadas a cada 14 dias, observando-se o cenário do momento e neste momento, o setor de eventos está sendo questionado, mas qualquer segmento da atividade econômica, qualquer ato nosso, ainda que doméstico, contribui para o fim da pandemia ou a continuidade dela”, ponderou a procuradora.

Reunião virtual deste sábado (29)

Participaram da reunião virtual representantes do segmento de shows e entretenimento da Paraíba, membros do MPF, Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Contas (MPC).

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Saúde; Secretarias de Saúde de João Pessoa e Cabedelo, Vigilâncias Sanitárias de João Pessoa e Cabedelo; Agência Estadual de Vigilância Sanitária; Procon Estadual e Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa.

Do segmento de shows e eventos, participaram representantes da Associação dos Produtores de Eventos da Paraíba, Associação Brasileira dos Promotores de Eventos e Luan Promoções e Eventos.

Como encaminhamento, a ata da reunião já foi remetida à Casa Civil do Governo da Paraíba, para que considere os argumentos apresentados por todos os participantes por ocasião da expedição de novos decretos com restrições à mobilidade social, a fim de conter a transmissão da Covid-19.

“Diante do que foi discutido e encaminhado, os MPs aguardam a posição oficial da autoridade sanitária estadual sobre eventuais novas medidas restritivas para os próximos dias”, disse o MPF-PB.

Novo decreto

Nesta segunda-feira (31), está prevista a realização de uma reunião do Colegiado de Saúde do Estado com o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), quando deverão ser decididas mais medidas de contenção do coronavírus e a edição de um novo decreto com restrições.

Fonte: Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 34°C 25°C
Qua 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras