Constantemente vemos diversas histórias de fé por parte dos fiéis, principalmente no que diz respeito a pagar alguma promessa ou algo do tipo. Não foi diferente com o senhor Fabinho Cosme, de 46 anos, que é devoto do Padre Cícero Romão, conhecido carinhosamente por "Padim Ciço", um dos principais símbolos de fé do povo nordestino.
Fabinho está pagando uma promessa de ir a pé até a cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, terra do Padre Cícero. Ele partiu do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na capital João Pessoa. Em contato com a nossa redação, Fabinho contou um pouco da sua história e detalhou como tem sido o percurso até aqui.
Natural da cidade de Cacimba de Dentro-PB e morando atualmente na capital João Pessoa, Fabinho preferiu não revelar agora, os motivos principais que o levaram a fazer essa caminhada, revelando apenas quando chegasse no destino final, mas contou que já visitou várias vezes a cidade de Juazeiro do Norte e que há dez anos atrás, em uma dessas viagens, ele subiu com sua filha até o Horto, onde fica localizada a estátua de Padre Cícero, e disse para si mesmo: "Vai ter um dia que vou vir a pé"; de lá pra cá ele colocou essa ideia na cabeça e foi realizando outros pedidos ao "Padim Ciço", até decidir iniciar a viagem.
Ele conta que já é de rotina participar anualmente da tradicional romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, que percorre 18km a pé, e isso já foi também um incentivo para percorrer o trajeto até Juazeiro do Norte. Descontraído, Fabinho contou que vem sofrendo com alguns problemas de saúde recentes e decidiu pagar a promessa esse ano: "Sou diabético, tive coronavírus há um ano atrás, quase que morria, passei muito mal, e resolvi pagar a promessa esse ano, porque poderia acontecer alguma coisa mais pra frente e eu não poder pagar a promessa", relatou.
Partindo de João Pessoa no sábado (05) da semana passada, Fabinho tem percorrido cerca de 30km por dia e conta que já passou por Bayeux, Santa Rita, Cajá, Riachão do Bacamarte, Campina Grande, Soledade, Juazeirinho, e neste domingo (13) se encontrava na divisa de Junco do Seridó com Santa Luzia. Com previsão para chegar em Patos na próxima terça-feira (15), ele conta que está incluído na promessa a passagem pelo Mercado Municipal para tomar um café ou almoçar.
O trajeto completo partindo do Santuário de Nossa Senhora da Penha até o Horto do Padre Cícero, é cerca de 610 quilômetros: "É na fé, muita fé em Deus, porque a gente sabe que o corpo da gente não suporta tanto esforço, eu até me preparei pra fazer essa caminhada, mas acredito muito que Deus quem tá na frente. Se for da vontade dele, eu vou fazer a caminhada, se não for, pararei a qualquer minuto", disse Fabinho.
Quem quiser acompanhar sua rotina ao longo dessa caminhada, Fabinho está registrando os principais momentos através de seu perfil no Instagram: @fabinhodebarreiros.
Veja abaixo alguns desses momentos:
Matéria por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°