
O Brasil vem registrando um aumento significativo em pessoas que aderiram à categoria de Microempreendedor Individual. Entretanto, poucos sabem que, na maioria dos casos, é necessário entregar a Declaração Anual para o Imposto de Renda ou não sabem ao certo como fazer isso.
Como cidadão, a depender dos rendimentos do tipo de negócio ou microempresa, todos devem realizar a Declaração Anual. Sobre o Imposto de Renda para aqueles que são MEI, é preciso ficar atento a algumas questões:
Todos devem pagar uma contribuição mensal, chamada de DAS, que pode ser encontrada no Portal do Empreendedor, do Governo Federal, e também entregar a Declaração Anual do Simples Nacional, que em 2022 deve ser realizada até o dia 31 de maio.
Já com relação ao Imposto de Renda para Microempreendedores, é necessário seguir as seguintes etapas para realizar e entregar a Declaração Anual:
1° passo
Calcule o lucro evidenciado do seu negócio: pegue a receita total bruta anual e subtraia as despesas feitas durante o ano (água, luz, telefone, compra de mercadoria, aluguel de espaço, entre outras). Guarde este valor para cálculos seguintes.
2° passo
Calcule a parcela isenta, ou seja, a fração da sua receita que não será tributada. O percentual depende do tipo de atividade do seu negócio e corresponde a:
8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga.
16% da receita bruta para transporte de passageiros.
32% da receita bruta para serviços em geral.
3° passo
Anote o valor da parcela isenta. Ele será usado para preencher a seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”, da sua Declaração do Imposto de Renda.
4° passo
Calcule a parcela tributável do lucro (rendimento tributável): pegue o lucro evidenciado e subtraia a parcela isenta.
5° passo
Anote o valor da parcela tributável. Ele será usado para preencher a seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ” da sua Declaração do Imposto de Renda.
Patosonline.com
Com informações do Jornal da Paraíba
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°