A delegada Silvia Alencar, da Delegacia Especializada da Mulher em Patos, falou à reportagem da Rádio Espinharas, na manhã desta terça-feira, dia 8, sobre o Dia Internacional da Mulher. De acordo com a delegada, as mulheres têm hoje muito a comemorar, tendo em vista os grandes avanços e conquistas, mas fez questão de destacar que ainda há um largo caminha a percorrer.
Silvia Alencar parabenizou as mulheres e contextualizou um pouco a história desta data comemorativa. Segundo a delegada, muitas coisas mudaram desde o fatídico dia 8 de março de 1857, que marcou para sempre a luta contra a discriminação contra as mulheres.
“A equipe da Delegacia Especializada da Mulher de Patos parabeniza a todas as mulheres por sua grande luta. Lembramos que esta data foi criada em homenagem à morte de mais de 140 mulheres que foram trancadas em uma fábrica e foram carbonizadas após lutarem por seus direitos trabalhistas. É importante lembrar ainda, para que todas as mulheres possam viver este dia plenamente, todos os seus direitos devem ser respeitados, e, com isso, o trabalho da Delegacia da Mulher sempre é lembrado, porque nós atuamos no combate à violência doméstica e familiar. A todos os atos de violência, sem física, moral, patrimonial, sexual ou psicológica, tentando orientar as mulheres que precisam de atendimento e não sabem onde buscar”, expressou a delegada.
A pesar dos avanços e das conquistas, ainda há muito o que alcançar. O número de mulheres que sofrem dos mais variados tipos de violência é gigantesco e os casos de agressão ou feminicídio ainda persistem, como lembra a delegada.
“O cenário atual é de uma demanda ainda considerável, tendo em vista o número de habitantes, mas nós entendemos que este número pode ser mascarado pela vergonha, medo ou constrangimento que aas mulheres sentem em denunciar. É importante que todas as mulheres estejam conscientes e saibam de todos os seus direitos e deveres, e saibam de todos os órgãos que possam defende-la”, disse Silvia.
A delegada destacou ainda os vários meios que as mulheres têm hoje em dia para denunciar, além de assegurar que todas têm segurança garantida e resguardada pela Polícia Especializada.
Ouça outros detalhes no áudio abaixo:
Patosonline.com
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°