
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para a Polônia no último dia 7, deve pousar em Varsóvia, nesta 4ª feira (9.mar), para iniciar o resgate de cerca de 70 pessoas que estão sob os cuidados da diplomacia brasileira. A aeronave, modelo KC-390 Millennium, foi enviada para auxiliar os cidadãos que ficaram deslocados depois que tropas russas invadiram a Ucrânia.
No voo, os repatriados vão poder trazer seus animais de estimação. Para isso, o governo federal dispensou a apresentação de Certificado Veterinário Internacional (CVI) e a apresentação de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária durante o ingresso no país. No momento da chegada, os passageiros serão orientados sobre os procedimentos a serem adotados no Brasil em relação aos animais.
Além do resgate dos brasileiros e seus familiares ucranianos, a aeronave entregará cerca de 11,6 toneladas de doações para a população da Ucrânia. Entre os produtos estão 50 purificadores de água, 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (o equivalente a cerca de 360 mil refeições), além de 500 quilos de insumos essenciais e itens médicos. Todos os suprimentos serão desembarcados no aeroporto da capital polonesa e entregues à Ucrânia, em coordenação com autoridades do país.
Desde o início dos conflitos, segundo o governo, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) já apoiou a saída de mais de 100 brasileiros da Ucrânia, que deslocaram-se para países fronteiriços, principalmente Polônia e Romênia. O Itamaraty informa que continua prestando assistência consular às pessoas que estejam na região. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes da invasão, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.
Vistos temporários
Para auxiliar os refugiados ucranianos, o governo brasileiro está concedendo visto temporário e autorização de residência. O documento poderá ser concedido a ucranianos e a apátridas (pessoa que não tem sua nacionalidade reconhecida por nenhum país) que tenham sido afetados ou deslocados pelo conflito armado no país.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as Embaixadas do Brasil em Varsóvia, Budapeste, Bucareste, Praga e Bratislava estarão habilitadas a processar pedidos de visto para acolhida humanitária. Os interessados deverão comparecer às citadas embaixadas ou, se já estiverem em território brasileiro, às delegacias da Polícia Federal.
Fonte: SBT News
CASO MASTER PF apura suposto uso de recursos de Vorcaro para financiar Eduardo Bolsonaro nos EUA
CASO MASTER Delegada da PF e marido eram “espiões” de Vorcaro na corporação
COMPLIANCE ZERO PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova etapa da investigação do caso Master
COMBUSTÍVEIS Governo Lula anuncia subsídio de até R$ 0,89 no litro da gasolina
HOMENAGEM Patoense Antônio Coelho é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo durante solenidade pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito
EXPORTAÇÃO União Europeia deixa Brasil fora de exportação de carnes por exigências sanitárias Mín. 21° Máx. 32°