O vereador Josmá Oliveira (Patriota), cobrou a adoção de uma política pública para a castração de animais na cidade de Patos, durante seu pronunciamento na audiência pública realizada nesta quarta (16), na Câmara Municipal de Patos.
Josmá afirmou que atualmente está quase impossível transitar nas ruas da cidade sem encontrar manilhas de cães, e citou as condenações do Tribunal de Justiça ao município de Patos, para justificar a falta de políticas públicas no município, para discutir a causa e fazer o controle populacional dos animais.
"Hoje é quase impossível se andar e não encontrar uma matilha de cachorros. A gente sabe que não é culpa dos animais, eles não pensam, e são vítimas da falta de políticas públicas e também da falta de conscientização das pessoas que não sabem criar o animal", disse o vereador.
Josmá também denunciou que pessoas de outros municípios estão trazendo animais para Patos, bem como a falta de apoio do município a ONG Adota Patos, e a ausência da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, que segundo ele, que pouso tem contribuído em relação a causa. Ouça;
A protetora da causa animal e estudante do curso de medicina veterinária, Yasmin Tauane, também fez uso da tribuna da Câmara e disse que o aumento exacerbado da população tem feito aumentar os problemas relacionados a causa animal na cidade.
Ela citou que a problemática envolvendo inúmeros casos de maus tratos e ataques a população provocados pela fome, tem sobrecarregado os voluntários da causa animal em relação a responsabilidade de achar solução para o problema, e disse que o problema só não está pior por que muitos voluntários tem se envolvidos com a causa.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudios/Tribuna da Câmara
Edição de Antônio Silva/Rádio Espinharas
Mín. 20° Máx. 35°