A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, tem avançado na campanha de imunização contra a Covid-19. Mas para uma efetiva cobertura vacinal, a população deve ficar atenta a todas as doses do ciclo vacinal, pois o atraso na aplicação da segunda e terceira doses compromete a proteção contra o vírus da Covid.
De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Núbia Nataly Santos, as pessoas que precisam da segunda dose, ou da dose de reforço (D3), devem ficar atentas ao prazo e procurar um dos pontos de vacinação para completar o esquema.
Confira o esquema vacinal de cada grupo:
Para os adolescentes de 12 a 17 anos, que já tomaram a primeira e segunda doses, o esquema vacinal já está completo. Portanto, não precisam da dose de reforço (D3).
O mesmo vale para as crianças de 5 a 11 anos, que já tendo recebido a primeira e segunda, não precisam de dose de reforço, pois estão com o esquema vacinal completo.
Já as pessoas adultas com 18 anos a de idade acima, precisam da dose de reforço (D3). Portanto, se já tomaram a primeira e segunda, após 4 meses já podem tomar a terceira dose.
Imunocomprometidos (dose adicional)
Em se tratando das pessoas imunocomprometidas dos 12 anos acima, incluindo gestantes e puérperas, aí sim precisam de uma dose adicional (quarta dose). Ultrapassou os 4 meses da terceira dose, já devem buscar essa dose extra.
Locais e horários da vacinação covid:
Público: 12 anos acima
Locais: UFCG, igreja do Morro, Galpão Cultural (bairro Belo Horizonte)
Horário: 8h às 16h (segunda a sexta)
Público: 5 a 11 anos
Locais: Primeira Igreja Presbiteriana de Patos, na rua Irineu Joffily, 116, bairro Santo Antônio
Horário: 8h às 16h (segunda a sexta)
Coordecom
Mín. 23° Máx. 37°