Quarta, 25 de Setembro de 2024
UNIFIP
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Gerais Gerais

Paraíba registra primeiro transplante de coração em hospital público

Fato ocorreu nesse sábado (26), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita

28/03/2022 às 05h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Pela primeira vez na história da Saúde da Paraíba, uma instituição pública de saúde realizou transplante de coração. O fato ocorreu nesse sábado (26), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, paraibano, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. A captação do órgão foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Continua após a publicidade

Na sala de espera do Centro Cirúrgico do Hospital Metropolitano, estava dona Suely Pereira, regada de orações e confiante de que tudo ocorreria bem. “Somos acompanhados pela equipe do Metropolitano desde o ano passado. Chegar aqui mudou a nossa vida. A esperança nos alcançou. Morávamos em São Paulo e lá ele não recebeu o tratamento que aqui tivemos. Hoje eu choro com toda equipe que dizia que esse dia chegaria. Não temos palavras para agradecer aos gestores, e todos que cruzaram o nosso caminho”, contou emocionada.

O transplante durou mais de seis horas e transcorreu sem intercorrências, conforme explicou o cirurgião cardiovascular, Antônio Pedrosa. “Assim que implantamos o órgão, ele já começou os primeiros batimentos. Tudo ocorreu muito bem, a cirurgia foi um sucesso, realizada por uma equipe altamente capacitada, e com a disposição de todo aparato técnico preciso para o procedimento”, discorreu.

Continua após a publicidade
Reunidas
Transplante de coração
Foto: divulgação/Secom

O diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, declarou que o acontecimento marca a história da saúde da Paraíba. “Hoje a gente abre as portas para o futuro do transplante cardíaco do estado. Para que quando a família de um doador diga sim, nós possamos prontamente fazer a vida continuar para outro que mais precisa. Foi um trabalho longo e importante até chegarmos aqui. Estamos celebrando este grande marco para a saúde”, ressaltou.

De Campina Grande, local de captação do órgão, a mãe doadora, Gorete Fernandes Viana, declarou que a doação fará sentir a perpetuidade do filho. “Sei que onde o coração dele estiver batendo, eu tenho a certeza de que eu vou sentir. Essa era uma vontade dele, e eu estou feliz por isso”, descreveu emocionada.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

“É o sim da família que faz com que tudo isso aconteça”, ressaltou o diretor do Metropolitano, Gilberto Teodozio. “Há anos sonhamos para que esse momento chegasse. Foi muita preparação das equipes, treinamentos, implantações de protocolos e estudos, ficamos felizes porque tudo transcorreu bem, e agora o paciente seguirá aos cuidados intensivos da equipe médica e multiprofissional”, acrescentou.

Transplante de coração
Foto: Divulgação/Secom

Habilitação para o transplante de coração

O Hospital Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico, agora as crianças paraibanas farão cirurgia no Hospital Metropolitano e não necessitarão mais realizar o transplante em Fortaleza ou Recife, como acontece, atualmente.

Fonte: Portal Correio

Patos, PB Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Qui 37°C 21°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras