Uma vitória do nacional de Patos, contra o São Paulo Cristal neste domingo, 10, às 17h, no José Cavalcanti, classifica o time para a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2023, e devolverá ao time patoense, o direito de disputar uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, após 13 anos. A última vez que aconteceu, foi na Copa do Brasil de 2009.
Para isso, o time comandado por Lamar, que integrou a equipe na conquista do estadual de 2007, terá que vencer a equipe da capital no tempo normal, ou mesmo na prorrogação, que haverá em caso de igualdade nos 90 minutos. A classificação também poderá ser assegurada na disputa de pênaltis, caso a igualdade no marcador se mantenha após os 120 minutos de futebol.
PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES DA CBF
Caso confirme a vaga, esta será a 11ª participação do nacional de Patos, em competições organizadas pela CBF. Nas décadas de 70 e 80, o alviverde patoense foi penta-campeão do Torneio Incentivo, entre 1977 e 1981, e em 1989, se tornou o primeiro clube do Sertão da Paraíba a disputar a Série B, juntamente com Treze e Botafogo-PB, que representaram o futebol paraibano, juntamente com ABC, América-RN e Baraúnas de Mossoró, que representaram o Rio Grande do Norte.
Em 2005, a diretora alviverde passou a investir pesado no clube, que fez uma ótima campanha, conquistando 7 vitórias consecutivas e alcançando a liderança geral do Campeonato Paraibano, e classificação para a disputa da Série C.
Em 2007, veio o título paraibano, derrotando o Atlético de Cajazeiras, por 3 a 0, no José Cavalcanti, e se classificando para disputar a série C. Na compição nacional, o alviverde quebrou a invencibilidade do Bahia, vencendo por 2x1, no José Cavalcanti, em Patos, e terminando a competição em 8º Lugar.
No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional, perdendo em Patos, por 4x0.
Em 2008, conquistou o título da Copa Paraíba no segundo semestre, e garantiu a vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez, jogando em 2009, contra o Fluminense-RJ. No primeiro jogo, o alviverde perdeu por 1 a 0, no Estádio, O Almeidão, em João Pessoa, resultado que lhe deu o direito de ir ao Maracanã, no segundo jogo, que terminou 3X0 para o Flu.
Por Genival Junior - Patosonline.com
REFORÇO Nacional de Patos reforça ataque com Ricardo Lopes, ex-América-RN, que tem passagem pelo futebol asiático e título da Champions da Ásia
BANIMENTO MPPB pede na Justiça banimento de duas torcidas organizadas do Botafogo por até cinco anos
BRASILEIRÃO Em jogo com duas viradas, Coritiba é 'salvo' por gol de Pedro Rocha no fim e afunda Remo no Z-4 do Brasileirão
DESTAQUE Kaio Gouveia conquista três ouros e cinturão absoluto na Copa Sertão de Karatê em Bom Jesus-PB
DESTAQUE Patoense Luccas Martins conquista dois títulos e é destaque na 4ª Copa Sertão de Karatê
OPERAÇÃO Jogador do Vasco é alvo de operação contra tráfico de drogas e armas no RJ
BRASILEIRÃO Bahia vence Inter com show de Pulga, entra no G-5 do Brasileirão e joga rival para a zona de rebaixamento
BRASILEIRÃO Palmeiras busca empate com Mirassol, mas vê Flamengo encurtar distância no Brasileirão
BRASILEIRÃO Grêmio leva susto da lanterna Chapecoense, mas volta a vencer no Brasileirão após dois jogos e mantém distância do Z-4 Mín. 21° Máx. 36°