Sexta, 29 de Novembro de 2024
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Gerais Gerais

Consumo moderado de chocolate amargo faz bem ao coração, alerta cardiologista

Segundo especialista, dose diária recomendada para homens e mulheres adultos é de 30 a 50 gramas

17/04/2022 às 09h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Com a proximidade da Páscoa, é bom ficar atento ao tipo de chocolate escolhido para se comer no período. O cardiologista Valério Vasconcelos afirma que o chocolate amargo tem propriedades benéficas à saúde e que a dose diária recomendada para homens e mulheres adultos é de 30 a 50 gramas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Feito da semente do cacaueiro, é uma das melhores fontes de antioxidantes que você pode encontrar. Estudos mostram que o chocolate amargo pode melhorar sua saúde e diminuir o risco de doenças cardíacas”, diz o especialista.

Ele também explica que um dos benefícios do chocolate amargo é o impacto que o produto tem no colesterol LDL (colesterol ruim) oxidado. Isso porque o LDL oxidado é altamente reativo e danifica os tecidos circundantes, como o revestimento das veias e artérias. Como resultado, é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

“Vários estudos demonstram que os flavonoides do chocolate amargo (polifenóis) ajudam a prevenir a oxidação das partículas de LDL. Em um estudo, os participantes que consumiram chocolate amargo rico em polifenóis tiveram uma queda acentuada de seus níveis plasmáticos de oxidação de LDL”, comenta o cardiologista Valério Vasconcelos.

Se o consumo moderado de chocolate é bom, o excesso pode prejudicar o coração. “A alta ingestão de açúcar presente no produto pode levar a pessoa a desenvolver resistência insulínica, pré-diabetes e, posteriormente, diabetes. E quando se chega ao estágio dessa doença, o açúcar que se acumula no sangue pode afetar os olhos, os rins, os nervos, o coração e os vasos sanguíneos”, alerta o especialista.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Chocolate ao leite deve ser evitado

O chocolate ao leite contém alto teor de açúcar e deve ser evitado, afirma o médico. As gorduras saturadas contidas no alimento levam ao desenvolvimento de dislipidemias (alteração no colesterol e triglicerídeos).

“Ou seja, pode haver um aumento do LDL (o colesterol ruim), redução do HDL (o bom colesterol) e elevação dos triglicerídeos. Isso faz com que a pessoa aumente as chances de ter aterosclerose (entupimento das artérias), ataques cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral) e outros problemas”.

Fonte: Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 34°C 25°C
Qua 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras