
Com a proximidade da Páscoa, é bom ficar atento ao tipo de chocolate escolhido para se comer no período. O cardiologista Valério Vasconcelos afirma que o chocolate amargo tem propriedades benéficas à saúde e que a dose diária recomendada para homens e mulheres adultos é de 30 a 50 gramas.
“Feito da semente do cacaueiro, é uma das melhores fontes de antioxidantes que você pode encontrar. Estudos mostram que o chocolate amargo pode melhorar sua saúde e diminuir o risco de doenças cardíacas”, diz o especialista.
Ele também explica que um dos benefícios do chocolate amargo é o impacto que o produto tem no colesterol LDL (colesterol ruim) oxidado. Isso porque o LDL oxidado é altamente reativo e danifica os tecidos circundantes, como o revestimento das veias e artérias. Como resultado, é um fator de risco para doenças cardiovasculares.
“Vários estudos demonstram que os flavonoides do chocolate amargo (polifenóis) ajudam a prevenir a oxidação das partículas de LDL. Em um estudo, os participantes que consumiram chocolate amargo rico em polifenóis tiveram uma queda acentuada de seus níveis plasmáticos de oxidação de LDL”, comenta o cardiologista Valério Vasconcelos.
Se o consumo moderado de chocolate é bom, o excesso pode prejudicar o coração. “A alta ingestão de açúcar presente no produto pode levar a pessoa a desenvolver resistência insulínica, pré-diabetes e, posteriormente, diabetes. E quando se chega ao estágio dessa doença, o açúcar que se acumula no sangue pode afetar os olhos, os rins, os nervos, o coração e os vasos sanguíneos”, alerta o especialista.
O chocolate ao leite contém alto teor de açúcar e deve ser evitado, afirma o médico. As gorduras saturadas contidas no alimento levam ao desenvolvimento de dislipidemias (alteração no colesterol e triglicerídeos).
“Ou seja, pode haver um aumento do LDL (o colesterol ruim), redução do HDL (o bom colesterol) e elevação dos triglicerídeos. Isso faz com que a pessoa aumente as chances de ter aterosclerose (entupimento das artérias), ataques cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral) e outros problemas”.
Fonte: Portal Correio
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°