O Resultado do 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2022, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Vigilância Ambiental, aponta que a cidade de Patos está sob alto risco de epidemia pela infestação do mosquito da Dengue, que também causa doenças como Zika e Chikungunya.
O índice geral do município deu 5,8 (considerado de alto risco). De forma específica, vários bairros da cidade apontaram índices elevados como o Jatobá e o Conjunto Residencial Ana Leite, com índices de 12.2 e 14.2, respectivamente.
Em contato com a saúde municipal, a reportagem da Rádio Espinharas foi informada nesta terça-feira (19), que a partir de segunda-feira, dia 25 de abril, serão intensificadas ações diversas de combate, prevenção e educação, nos bairros com maior risco de infestação de acordo com o levantamento do LIRAa.
Segundo informou o coordenador da Vigilância Ambiental, De Medeiros, as ações envolvem desde o trabalho de rotina dos agentes de endemias com as visitas domiciliares e combate aos focos do mosquito, até o trabalho educativo realizado nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com palestras e outras atividades.
Ele defendeu que cada vez mais deve haver um trabalho conjunto do poder público municipal, da população e dos meios de imprensa na busca de estimular práticas diárias de prevenção contra o Aedes Aegypt, principalmente sobre o acúmulo de água parada.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio cedido pela reportagem da Rádio Espinharas de Patos
Previsão Chuvas isoladas em Patos devem ocorrer entre os dias 23 e 24 de janeiro, segundo meteorologista Mário Leitão
Retirada de árvore SEMADS realiza retirada preventiva de árvore com risco iminente no Centro de Patos
EDUCAÇÃO Governo da Paraíba cria escolas estaduais para reeducandos nas penitenciárias de Patos e Guarabira
Desaparecida Donos estão à procura de cadelinha desaparecida no bairro Novo Horizonte, em Patos-PB
Avanços em saúde Diretor técnico do Hospital Regional de Patos explica procedimentos no serviço de hemodinâmica
Maus-Tratos Égua ferida é resgatada no bairro Liberdade em ação da Polícia Ambiental e Prefeitura de Patos Mín. 22° Máx. 36°