
A partir da próxima segunda-feira (25), as visitas aos pacientes internados no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) serão retomadas, de forma gradual. A decisão de reabrir as visitas foi tomada durante reunião entre a direção técnica, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital e a direção geral e foi balizada na atual situação epidemiológica devido à redução do número de casos de Covid, da cobertura vacinal da população e da baixa taxa de absenteísmo de funcionários. Enquanto às visitas estavam suspensas, os familiares tinham notícias através de telefonemas ou vídeo conferências.
O diretor técnico do CHRDJC, Dr. Pedro Augusto, explica como se dará esse retorno gradual de visitas que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Neste primeiro momento, o retorno se dará em 50% para os pacientes das áreas de Unidade de Terapia Intensiva e das enfermarias.Vamos iniciar de forma gradativa. Nas UTIS com 10 leitos, por exemplo, vamos abrir cinco visitas na segunda, na terça mais cinco e assim sucessivamente, assim como nas enfermarias. Com isso os familiares poderão voltar a poder ver seus entes queridos de dois em dois dias”, explicou o médico.
Ele falou ainda da importância desta presença na recuperação dos pacientes. “A visita de familiares e pessoas próximas traz um benefício muito grande na recuperação do paciente, principalmente, os que estão em estado crítico, que sentem a presença e adquirem mais força com essa visita, contribuindo neste processo de cura”, disse o médico.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, reitera que esse retorno reforça a humanização do tratamento. “A gente suspendeu as visitas para garantir a segurança de pacientes, visitantes e profissionais, mas, com a atual situação de equilíbrio sanitário, elas serão retomadas gradativamente. Nós sabemos da importância deste momento, não apenas para o paciente, mas, também para seus entes queridos que reforçam os elos de amor e afeto e, assim, juntos, buscam a melhoria do estado geral de quem está internado”, reforça Francisco, lembrando que a unidade segue o exemplo de outras instituições da rede estadual que já retomaram as visitas presenciais, a exemplo dos Hospitais de Trauma de João Pessoa e do Metropolitano, em Santa Rita.
Novo protocolo
O novo protocolo permitirá um visitante por paciente, sendo maior de 18 anos. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de vacinação Covid-19 e não ter nenhum sinal ou sintoma gripal. É recomendado também que o familiar chegue um pouco antes da hora da visita para receber as orientações de como proceder, inclusive, sobre a obrigatoriedade do uso de máscara. Durante a visita é proibido entrar com aparelhos eletrônicos, bolsas, comidas e itens estranhos ao serviço. A expectativa é que a partir de maio, se não houver mudanças no cenário epidemiológico, às visitas retomem 100%.

Assessoria
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°