
Após receberem inúmeras reclamações da população de Patos e região metropolitana sobre diversas falhas nos serviços prestados pela Cagepa, os vereadores Jamersom Ferreira (PL) e Josmá Oliveira (Patriota) usaram a tribuna da Câmara Municipal de Patos para reclamarem do que eles chamaram de inoperância da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, na sessão dessa terça-feira, dia 26.
O vereador Jamersom, que também é apresentador em um programa de rádio, disse que recebeu reclamações de moradores de vários bairros de Patos que estão sem água há vários dias. Ele criticou as condições da adutora Coremas/Sabugi, responsável por parte do abastecimento do município.
“A cidade, quase que a metade, está faltando água de forma intermitente, seguidos dias. A adutora está toda esbagaçada, ela não aguenta mais a vazão da pressão da água. É um novo pleito para a cidade de Patos. É uma nova adutora, não é possível a substituição, uma captação mais à frente, com canos de aço para que aguente a pressão. Bairros como parte do Jatobá, Santo Antônio, Salgadinho, Vista da Serra, Sapateiros, Bairro dos Estados, diziam que a água chegou da cor de suco de tamarino, café, coca-cola, e com odor não muito agradável. Este ano é ano de deputado sair do buraco, e tomara que a população grite para que seja ouvida”, disse o vereador.
Já o vereador Josmá, disse que foi procurado por cidadãos que estavam sem água há 10 dias. Ele reclamou que, apesar da falta de água, o valor é altíssimo. Ele considerou os serviços da Cagepa em Patos como “péssimo”. Ele ainda acusou a Cagepa de destruir a malha asfáltica da cidade e passar 15 dias para tapar um buraco aberto para reparo.
“Á água chega de madrugada, passa duas horinhas, e vai embora novamente. O cidadão paga um metro de água e paga por dez. É um roubo; o cidadão é roubado pela Cagepa, que presta um péssimo serviço em Patos. A água é suja, fedorenta, nem sei se é própria para o consumo humano. Os cidadãos estão sofrendo com a falta de água. Há sempre alguns lá dentro para dizer que está tudo normal, mas não está. Eu ando nos bairros, falo com os cidadãos. Enquanto isso, temos servidores, apadrinhados políticos que recebem mais de R$ 30 mil por mês. Nós estamos apurando e talvez tenhamos que acionar o Ministério Público também”, prometeu o vereador.
Em resposta a essas manifestações, o gerente da Cagepa, regional das Espinharas, Jônatas Raulino, disse que o problema referente à falta de água é devido a dois graves danos provocados na tubulação, em São Bentinho, por uma obra particular. Ele também rebateu a denúncia de supersalários, ao afirmar que ganha bem menos que o que foi anunciado pelo vereador.
“Nós tivemos uma problemática muito grande, que já foi muito divulgado. Nós somos atendidos por uma adutora que tem 80km, percurso grande, não é tranquilo. Durante esse percurso, temos diversas adversidades. Infelizmente, nós somos atendidos por uma adutora que percorre 80km, e os reservatórios de Patos contribuem, mas não de uma forma satisfatória. A contribuição maior é Coremas. Quanto à fala do vereador, ele demonstra total desconhecimento da Cagepa, me ofereço a sair de Coremas visitando as estações. E sobre o meu salário, é curto, ele pode consultar, eu sou leiturista, me formei, tenho mestrado, doutorado, mas meu salário é pequeno”, argumentou o gerente.
Ouça os áudios na íntegra abaixo:
Patosonline.com
LUTO! Morre professora aposentada e ex-diretora da Rádio Espinharas, Climídia Nunes Bezerra, aos 84 anos, em Patos
SINE Paraíba oferece 395 vagas de emprego a partir desta segunda-feira
Falta luz Moradores do Jardim da Espanha, na Zona Oeste de Patos, cobram solução para a escuridão na principal rua do bairro
SÃO JOÃO 2026 Prefeitura de Patos abre oficialmente o Terreirinho do Forró com o Esquenta São João 2026
RECAPEAMENTO Prefeitura de Patos e Governo da Paraíba avançam com recapeamento asfáltico em importantes vias da Zona Sul
FALTA DE ÁGUA Serviço em estação elevatória deixa dezenas de bairros de Patos sem abastecimento de água neste domingo (24), informa Cagepa
Campanha solidária Após quadro convulsivo preocupante, família de criança patoense inicia campanha solidária
NO ITATIUNGA Derramamento de água em reservatório da Cagepa preocupa moradores do Itatiunga; empresa explica situação
LIMPEZA URBANA Coordenadora denuncia descarte irregular de lixo próximo à sede da Pastoral da Criança, no Centro de Patos Mín. 19° Máx. 32°