A Paraíba tem 498.474 que não estão aptos a votar nas eleições de outubro, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.
O prazo para esses eleitores regularizarem a sua situação termina na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, quando se encerra o período para o eleitor realizar as inscrições ou fazer a transferência do seu domicílio eleitoral.
O estado tem até o momento, 3.025.919 eleitores aptos a votar em 2 de outubro, podendo ultrapassar a barreira de 3.100.000 eleitores até 4 de maio.
São considerados eleitores irregulares ou não-aptos perante a Justiça Eleitoral, aqueles que não votaram, nem justificaram a ausência nas últimas três eleições, sejam elas regulares ou as suplementares ocorridas em alguns municípios do estado.
Devido a pandemia da Covid-19, a Resolução TSE nº 23.637/2021 determinou a suspensão temporária do cancelamento dos títulos para quem não votou em 2020, ou seja, eles podem votar. Para as próximas eleições quem não regularizar a situação terá o título cancelado.
Os eleitores que completaram a falta am três eleições no ano de 2018, não podem votar e ao mesmo tempo sofrer consequências como os impedimentos da justiça eleitoral, a exemplo de obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concursos públicos; e renovar matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Com informações de Clickpb
Mín. 22° Máx. 33°