A Caixa Econômica Federal em Patos se pronunciou sobre o golpe que foi aplicado contra uma cliente no interior da agência que fica no centro da cidade, nessa quinta-feira, dia 28. Em nota, a empresa disse que os clientes não devem aceitar orientação ou ajuda de estranho e que, para evitar golpes, os clientes devem evitar repassar qualquer tipo de informação pessoal para pessoas que não sejam funcionários da Caixa.
Sobre o caso do golpe em uma professora, nessa quinta (28), a comunicação da Caixa Econômica de Patos garantiu que vai abrir um processo de contestação do valor que foi levado e vai analisar os aspectos envolvendo a situação. Em outros casos, clientes receberam o valor de volta.
“Ressaltamos que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação. Em relação ao caso citado, foi aberto processo de contestação e em observância à lei do sigilo bancário, após finalização da análise, o resultado será comunicado diretamente ao cliente”, diz trecho da nota.
Entenda o caso
Uma professora da rede pública de educação sofreu um golpe, na manhã desta quinta-feira, na agência da Caixa Econômica Federal que fica no centro de Patos. Um homem desconhecido chegou por trás da cliente, assim que ela inseriu a senha para entrar em sua conta e, arrastando a mulher para outro caixa, alegando que o outro estava quebrado, ele iniciou o golpe.
Um outro homem que esperava o momento certo então entra na agência, vai direto para o caixa onde a senhora estava e então faz oi saque de todo o dinheiro que estava em conta. Sem que a mulher percebe, eles foram embora e deixaram a mulher desesperada sem saber o que havia acontecido com os valores que estavam na conta.
O dinheiro era da aposentadoria do pai da professora e uma quantia referente à primeira parcela do 13º salário que já havia caído em conta.
Ao todo, os bandidos levaram R$ 1.800,00. A Polícia ainda não identificou os suspeitos, mas as câmeras de segurança poderão auxiliar nessa investigação junto ao banco.
Veja a nota da Caixa Econômica na íntegra abaixo:
À
Rádio Espinharas de Patos (PB)
Prezada Wânia, segue nota:
A CAIXA orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Em eventual necessidade, o cliente deve procurar empregado da CAIXA, devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente pode entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 726 0101, informando ao atendente do banco sobre a situação, para que sejam prestadas as devidas orientações.
Ressaltamos que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.
Em relação ao caso citado, foi aberto processo de contestação e em observância à lei do sigilo bancário, após finalização da análise, o resultado será comunicado diretamente ao cliente.
A CAIXA reforça os principais cuidados que devem ser observados:
✅ Nunca aceite ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências;
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
✅ Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
✅ Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
✅ Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
✅ A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
✅ A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet http://www.caixa.gov.br/seguranca/. Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento: SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma das agências da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/atendimento).
Mais informações sobre a CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco:
www.facebook.com/caixa
www.instagram.com/caixa
www.youtube.com/user/canalcaixa
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(71) 3421-4216
caixanoticias.caixa.gov.br | @caixa | [email protected]
Patosonline.com
Com informações repassdas por Wânia Nóbrega (Rádio Espinharas FM, 97,9)
Desaparecida Donos estão à procura de cadelinha desaparecida no bairro Novo Horizonte, em Patos-PB
Avanços em saúde Diretor técnico do Hospital Regional de Patos explica procedimentos no serviço de hemodinâmica
Maus-Tratos Égua ferida é resgatada no bairro Liberdade em ação da Polícia Ambiental e Prefeitura de Patos
Ensino Superior UNIFIP divulga cursos com descontos de até 60% para novos estudantes
Parque da Criança Prefeitura de Patos inicia poda e limpeza da área do futuro Parque Municipal da Criança
Mudanças Detran-PB amplia atendimento no setor de Habilitação com serviços aos sábados
Pedido de ajuda Cuidadora faz apelo por ajuda após cachorra dar à luz na ponte do Hiper Queiroz, em Patos
Nota Mil ECIT José Américo de Almeida, em São José de Espinharas, se destaca como referência de excelência educacional com premiação Escola Nota Mil
Balanço Patos termina 2025 com mais de 66.500 eleitores e perde mais de 1.300 votantes em um ano Mín. 22° Máx. 36°